Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

​Como gastar e investir o 13° salário

O fim do ano já está batendo na porta e, para ajudar nos planos que envolvem as festas em família e a viagem de férias, o 13° salário é a presença mais esperada do momento. Oúnico problema é que esse dinheiro chega na conta e logo vai embora sem dar satisfação, misturado aos gastos comuns da temporada.

Sabemos bem que o 13° não faz milagre, mas existem no mínimo três formas inteligentes de aproveitar muito bem esse salário extra para além das compras de Natal. Quer saber como? Confira a lista abaixo.

1 – é a hora de pagar as dívidas

De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), o principal destino do 13° salário dos trabalhadores brasileiros em 2012 será o pagamento de dívidas com cartão de crédito e cheque especial. Essa foi a resposta de 75% dos endividados ouvidos na pesquisa. Se você também tem pendências financeiras, o momento é de quitá-las.
“Pagar contas em atraso é uma boa opção para aplicar o recurso, desde que se esteja disposto a planejar o orçamento após o fim das dívidas. Deve-se tomar cuidado para não assumir outras novamente. é como um ciclo do qual só é possível sair com planejamento”, explica a especialista contábil Simone Domingues, sócia da Trade Contabilidade.

A consultora de finanças pessoais Christiane Monteiro disse também ao site do GNT que, entre o “bolo” de dívidas, as despesas com o cartão devem ser eliminadas primeiro, para que se corte pela raiz a cobrança dos juros altos.

2 – Dinheiro extra para pagar impostos do início do ano

Se as contas estiverem em dia, o 13º salário pode servir de recurso para o pagamento de despesas futuras, como os impostos do início do ano sobre carros e imóveis – os famosos IPVA e IPTU. “Se a intenção for usar o dinheiro para isso, o ideal é aplicá-lo na poupança, considerando que o valor pode ser retirado rapidamente e apenas no momento em que for realmente preciso utilizá-lo”, diz a especialista Simone Domingues. Para quem tem crianças em casa, fica ainda o alerta sobre as despesas de início de ano com matrícula e material escolar.

3 – Boa época para fazer planos

Um dinheiro a mais na conta bancária acaba inspirando planos de curto prazo que ficaram adormecidos ao longo do ano – como compras para a casa ou uma viagem em família. Para garantir que o 13º salário possa ser usado com tranquilidade, o ideal é manter um plano de orçamento de janeiro a janeiro. O fim de um ano e o começo do outro é a época ideal para começar a se organizar. “O principal segredo do orçamento pessoal é nunca gastar mais do que se ganha. Poupar um pouco da renda é uma boa
opção, já que assim é possível aplicar esse dinheiro em investimentos futuros. Comprar à vista também é a melhor opção para quem está no vermelho, afinal, a compra à prazo anda de mãos dadas com os juros. Esse controle das finanças ajuda a calcular o balanço financeiro e, assim, evitar dores de cabeça”, alerta Simone Domingues.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido