Como planejar seu jantar para ter uma boa noite de sono

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A qualidade do nosso sono é, hoje em dia, um problemão – tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Segundo o Instituto do Sono, em São Paulo, os números referentes à apneia do sono têm aumentado nos últimos tempos, indicando que nosso descanso não tem sido tão reparador quanto deveria.

E a situação não dá ar de melhoras. “Dormimos cada vez menos e não percebemos o efeito em nossas vidas”, lamenta a psicóloga Maria Christina Pinto. Há pequenas atitudes, no entanto, que podem fazer uma grande diferença nesse sentido. As escolhas que fazemos em relação à última refeição do dia, por exemplo, podem dar uma mãozinha à nossa noite de sono. Confira algumas dicas para tornar seu jantar um estímulo ao descanso:
  • Cuidado com a quantidade de comida nas duas horas antes de ir para o quarto. A digestão atrapalha o descanso.
     
  • Massas não estão proibidas. Porém, como podem pesar, devem ser consumidas com moderação.
     
  • Caso tenha sensibilidade, evite as pimentas, que podem causar quadros de irritação e azia.
     
  • Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem provocar desconforto no sistema digestivo.
     
  • Sem café, chá-preto e energético à noite: eles carregam substâncias como a cafeína, que nos deixam acordados.
     
  • Tudo bem degustar uma taça de vinho. Mas exagerar nas bebidas alcoólicas é sinônimo de um sono de baixa qualidade.
     
  • Faça jantares leves, com lanches nutritivos ou carnes magras e saladas.
     
  • Infusões de erva-cidreira, camomila e capim-cidreira relaxam nos momentos antes de se deitar.
     
  • Um leite quente traz bem-estar. Ele ainda tem triptofano, ingrediente essencial para a formação do hormônio do sono.
Fonte: Abril Postado em: 01/12/2017
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