Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 7
09/02/2009

Livros de educação financeira

Coleção de livros Expo Money oferece educação financeira sem sair de casa

Lançada em parceria com a Editora Campus-Elsevier e coordenada pelo consultor Gustavo Cerbasi, autor do Best Seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, e por Robert Dannenberg, presidente da Trade Network – organizadora da Expo Money, a coleção reúne 19 títulos publicados entre 2007 e 2009, voltados para leitores leigos e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em finanças.

Os livros da Coleção trazem dicas e orientações valiosas dadas por especialistas em investimentos e finanças, palestrantes e consultores da área. Os títulos abordam diversos temas sobre educação financeira, como as armadilhas do consumo excessivo, perguntas e respostas sobre finanças e investimentos, educação financeira para crianças, dentre outros assuntos, além de oferecer informações para conquistar a tão desejada independência financeira.

Confira o resumo das obras da Coleção Expo Money

“Finanças Comportamentais – Gerencie suas emoções e alcance sucesso nos investimentos” – Aquiles Mosca – A obra apresenta os principais estudos iniciados na década de 80 dedicados à compreensão do impacto dos fatores comportamentais sobre as decisões econômicas, procurando identificar e evidenciar a origem de determinadas decisões e armadilhas do comportamento humano, que podem comprometer o sucesso de seus investimentos e da gestão financeira. O livro mostra, ainda, estratégias para que pensemos melhor em nossas atitudes na hora de fazer escolhas de investimentos e de cuidar de nossas finanças.

“Educação financeira: como educar seu filho” – Cássia D’Aquino – Cássia D’Aquino, pioneira no tratamento do assunto no Brasil, adverte que a educação financeira aplicada de maneira apropriada e consistente para crianças não tem nada a ver com ensinar finanças para a garotada. Em outras palavras, não se trata de “adestrar financistas mirins”, mas, ao contrário, de criar as bases para que na vida adulta as crianças possam ter uma relação saudável, equilibrada e responsável em relação ao dinheiro. Partindo dessa perspectiva, e sempre de maneira muito prática, o livro orienta os pais em relação a cada uma das etapas deste processo, idade a idade

“Como organizar sua vida financeira” – Gustavo Cerbasi – O objetivo principal deste livro é ajudar o leitor a ter maior consciência sobre suas escolhas financeiras, incluindo sua rotina de gastos básicos e gastos eventuais, seu uso do crédito, seus investimentos e escolhas de bem-estar e segurança. Ao longo da leitura, você encontrará orientações para consumir mais, privar-se menos, aproveitar melhor suas oportunidades de crédito, equilibrar suas dívidas, selecionar produtos financeiros para sua segurança, investir com correção, segurança e disciplina e equilibrar suas decisões financeiras para uma vida com mais realizações.

“Relações com investidores – A arte de se comunicar com o mercado e de atrair investidores” – José Marcos Treiger – A obra conta com a experiência de quase 20 anos do autor, um dos primeiros brasileiros a se destacar como profissional de RI (Relações com Investidores), e tem como principais objetivos apresentar a relevância estratégica da função para a modernização das empresas. José Marcos Treiger acredita que em tempos de crise, mais do que nunca é essencial que as empresas percebam com mais clareza como a área de RI, atuando em parceria com a Comunicação Corporativa, a alta administração e o próprio Conselho de Administração, é uma função altamente estratégica para o sucesso empresarial.

“As Armadilhas do Consumo” – Márcia Tolotti – Com linguagem clara e objetiva, a psicanalista e consultora Márcia Tolotti, demonstra que o consumismo pode ser uma armadilha financeira e psicológica. O livro, pioneiro no Brasil sobre o assunto, aborda as causas econômicas e psicológicas do consumo em excesso e do endividamento financeiro. Todos querem ganhar dinheiro, mas primeiro é preciso parar de perder. Além de aprender a gerenciar o dinheiro através da educação financeira, é necessário que cada um compreenda os reais motivos envolvidos no ato da compra. De forma clara e objetiva, este livro mostra a relação subjetiva (relativa às emoções) com o dinheiro, trazendo à tona a questão do endividamento financeiro como conseqüência do “endividamento emocional”.

“O Sovina e o Perdulário” – de Raphael Cordeiro – A partir de uma narrativa descontraída que conta a história de dois amigos com perfis opostos – um sovina e o outro perdulário, baseada em fatos verídicos do cotidiano do brasileiro, a obra traz muitas dicas para melhorar a vida financeira e pessoal. Nela, a relação de uma pessoa com o dinheiro é apresentada por meio do Ciclo Financeiro, no qual são demonstrados os passos que devem ser seguidos por alguém almeja chegar à sua independência financeira. A experiência do autor no relacionamento com seus clientes, juntamente com sua observação do comportamento das pessoas diante da vida financeira, enriquecem o conteúdo deste título que oferece ao leitor importantes ferramentas para que ele obtenha melhor qualidade de vida.

“Brasil: 100 comentários – Política Econômica, Finanças e Investimentos sem Complicações” – Rita Mundim – O livro é composto por 100 artigos comentados, entre 2002 e 2007, com linguagem leve e descomplicada, onde a autora transporta o leitor para o mundo da economia, sociologia e política, destacando fatos históricos que foram relevantes e determinantes para explicar a atual situação do país. Dotada de um humor crítico, Rita Mundim avalia os efeitos de cada situação apresentada nos artigos e esclarece o leitor sobre as conseqüências diretas no bolso do cidadão gerado pelas ações dos governantes brasileiros durante osúltimos cinco anos.

“Dietas do bolso – Disciplina para seu bolso e seu corpo” – Eliana Bussinger- Saúde do corpo e do bolso comprometidas, veias entupidas de colesterol e bolso vazio não é um cenário dos mais agradáveis para o futuro que se deseja viver. A autora Eliana Bussinger expõe, de maneira surpreendentemente simples e inédita, como as duas saúdes – a do bolso e a do corpo – possuem semelhanças insuspeitas. O leitor aprenderá como é possível conseguir o equilíbrio entre as duas saúdes por meio de comparações, dicas e imagens que a autora oferece para demonstrar como as dietas alimentares e financeiras são coincidentes. Utilizando-se largamente de pirâmides e divertidos exemplos de sua experiência, Eliana conduz o leitor com leveza e humor por dois terrenos normalmente considerados árduos

“A árvore do dinheiro” – Jurandir Macedo Jr. – Em cinco capítulos, a publicação fornece as informações necessárias para que o leitor possa alcançar a independência financeira. O leitor irá compreender sua relação com o dinheiro, saber passo a passo como planejar um orçamento e delimitar objetivos concretos, aprender sobre teoria financeira, fundos e clubes de investimento, renda fixa e renda variável, de forma simples e fácil pelo tom leve e didático que o autor conferiu ao texto. Ele aborda questões do comportamento financeiro (indagando a idéia de que consumo gera felicidade), da sociedade de consumo atual baseada nos ideais iluministas, questiona estes conceitos e descreve porque temos tanta dificuldade para poupar.

“Sobreviva na Bolsa de Valores” – Bastter Maurício Hissa – O autor começa ensinando o trivial, e vai desenvolvendo os temas de acordo com o grau de dificuldade de cada um deles para pessoas que nunca investiram em renda variável e para as que estão neste mercado e querem aumentar sua expertise. Para começar a operar na bolsa a pessoa deve, primeiro, se cadastrar em uma corretora, já que todas as ordens de negociação na Bovespa e na BM&F são dadas por meio de corretoras credenciadas nas bolsas. Ainda nos passos iniciais, Bastter sugere ao leitor que determine e reveja, anualmente, qual parcela de seus investimentos irá para renda variável. Para operar com alguma margem de segurança, o ideal é começar a investir numa carteira com blue chips — empresas sólidas, cujas ações são bastante negociadas.

“A Bolsa para mulheres – a experiência de um clube de investimento em ações” – Sandra Blanco – O livro apresenta as experiências de um grupo de mulheres, de todo o país, de todas as idades e ocupações, que investem em ações, procurando mostrar que não é necessário ser um profundo conhecedor do mercado financeiro para se tornar um investidor. As mulheres, em sua maioria, não conhecem profundamente essa área e, portanto, não se sentem muito à vontade para se arriscar no mundo dos investimentos. Porém, ao se juntarem a um grupo de mulheres investidores, as iniciantes sentem-se mais seguras a iniciarem-se nesse mundo.

“Suas finanças.com – Os 101 Melhores Sites para Cuidar do seu Dinheiro e Ajudá-lo a Enriquecer” – Marcelo ângulo – Com comentários e dicas pra lá de interessantes, Angulo traz ao leitor uma relação valiosa de sites ligados às finanças pessoais, investimentos, planos de previdência e seguros. Tudo para ajudar os investidores e interessados em controle gerenciamento financeiro pessoal a estar em dia com suas contas de forma interativa e moderna.

“Títulos Públicos sem segredos” – Fabio Guelfi Pereira – Este livro pretende esclarecer ao investidor comum, sem formação acadêmica especializada, os principais aspectos que devem ser considerados em uma aplicação de renda fixa, mais precisamente em títulos públicos. O objetivo do livro é torná-los mais inteligíveis e adaptá-los ao mercado brasileiro, ao qual, a cada dia, um número maior de cidadãos tem acesso, sobretudo pela difusão do programa Tesouro Direto.

“500 Perguntas (e Respostas) Básicas de Finanças” – Hugo Azevedo – O livro passa informações sobre finanças e investimentos em geral independentemente de sua profissão, de sua idade, de seu patrimônio, entre outros. é um livro de cabeceira porque ele ajudará o leitor nos momentos de dúvida com relação a seus investimentos pessoais

“500 Perguntas (e Respostas) Avançadas de Finanças” – Hugo Azevedo – Como o próprio subtítulo diz: este livro é voltado aos profissionais de mercado. Ele atende aos anseios de consultores, gerentes de conta, agentes autônomos, analistas de renda fixa e/ou renda variável, private bankers, planejadores financeiros, operadores de mesas de corretoras, enfim, uma gama de profissionais que possuem uma lacuna em algum campo específico de Finanças, em especial nos campos relacionados ao gerenciamento, controle e aconselhamento de investimentos.

“Investindo em ações – como aumentar seu capital operando com segurança” – Bastter Maurício Hissa – O número de pessoas físicas operando a Bolsa de Valores está em franco progresso no Brasil. A maioria, entretanto, por falta de informação acaba operando Opções da forma inadequada, ou seja, como instrumento de especulação. Com uma linguagem objetiva e prática, este livro vem em boa hora para preencher uma lacuna no mercado editorial e mostrar a melhor forma para utilizar as Opções como instrumento de controle de risco e para remunerar a carteira de ações.

“Psicologia econômica” – Vera Rita de Mello Ferreira – A Psicologia Econômica, tema deste livro, estuda o comportamento econômico de indivíduos, grupos e populações, com foco especial sobre as decisões que são tomadas nesse âmbito. Ela investiga, do ponto de vista psicológico, como são feitas escolhas em setores como comprar, poupar, endividar-se, investir, doar e outros, além daqueles que envolvem a coletividade, como inflação, desemprego, meio ambiente, mercado financeiro, políticas econômicas e políticas públicas em geral.

“Como chegar ao seu primeiro milhão” – Marco Falcone e Regina Tesima – Este livro é o resultado de diversas tentativas dos autores, quase sempre malsucedidas, de convencerem os amigos sobre a importância de poupar, saber investir, identificar a quantia de dinheiro necessária, buscar novas alternativas, enfim, alcançar a independência financeira. Essas ações não foram bem-sucedidas até o momento em que eles mostraram sua capacidade, e o que antes parecia irreal, distante e penoso transformou-se em incentivo. Nesta obra, Regina e Marco compartilham a experiência deles com você. A história relatada aqui poderá ajudá-lo a iniciar, reforçar e/ou construir sua trajetória para o sucesso em finanças.

“Como esticar seu dinheiro” – Ricardo Humberto Rocha e Rodney Vergili – A educação financeira desde os primeiros anos de vida deve ser prioritária para que as crianças, jovens e cidadãos busquem a felicidade, a realização de seus desejos ilimitados com adequação ao dinheiro disponível. Esses conceitos básicos são detalhados neste livro como forma de plantar uma semente para o entendimento das regras que regem o mercado financeiro

Informações: www.expomoney.com.br

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido