Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
31/08/2011

Mesada deve ser merecida pelas crianças, diz especialista

Dinheiro deve ser merecido, e a poupança deve ter objetivos. Essas são as duas principais lições de finanças pessoais que os pais devem passar para os filhos, na opinião de Aquiles Mosca, superintendente comercial e estrategista de pessoa física da Santander Asset Management. Ao contrário de muitos especialistas em educação financeira infantil, Mosca acredita que métodos como atrelar a mesada ao cumprimento de tarefas pode sim ser uma boa maneira de ensinar aos filhos o valor do dinheiro.

“Tem que ser como a fábula da da Cigarra e da Formiga”, diz o especialista, que nesta semana participou de um videochat sobre o tema pelo programa de educação financeira do Santander. Veja a seguir os principais trechos da entrevista de Aquiles Mosca para EXAME.com.

EXAME.com – Como os pais devem introduzir o assunto “dinheiro” para os filhos?

Aquiles Mosca – A primeira preocupação deve ser discutir o tema sempre em família. Assim que a criança já tiver condições de entender, é bom que os pais a envolvam nas decisões de consumo da família. Fica mais fácil para a criança colaborar para o orçamento se ela entende que a quantia economizada hoje vai ser usada para realizar um objetivo lá na frente. E não tem idade mínima, uma criança de cinco anos já consegue começar a conversar sobre dinheiro.

EXAME.com – Quais as lições mais importantes de finanças pessoais que os pais devem transmitir?

Mosca – Os pais devem dar o exemplo, mostrar para os filhos que eles poupam para poder consumir o que desejam no futuro. Criança aprende pelo exemplo. Ou seja, os pais devem fazer uma ligação entre esforço e recompensa. Outra maneira de fazer isso é mostrando que o dinheiro é resultado de empenho. Por exemplo, a mesada pode ser uma forma de recompensar o filho pelo cumprimento de suas tarefas domésticas ou pela manutenção das boas notas, como uma forma de remuneração mesmo.

EXAME.com – Alguns especialistas em educação financeira são contra essa ideia de “remunerar” as crianças pelo cumprimento das tarefas, pois defendem que a mesada é um instrumento para ensiná-las a lidar com dinheiro, não uma espécie de salário. Esses profissionais também acreditam que isso pode incutir, na criança, a vontade de apenas fazer as coisas por dinheiro – ou de fazer qualquer coisa por dinheiro. O que você acha disso?

Mosca – Eu não vejo risco algum em atrelar a mesada ao cumprimento de tarefas. O importante é ensinar que não se deve acumular dinheiro por acumular, e sim que devemos ganhar dinheiro para alcançar objetivos claros. São os pais que devem ensinar aos filhos a fazer planejamento de longo prazo. Hoje é um videogame, amanhã é a aposentadoria. é como a fábula da Cigarra e da Formiga. Se for feito dessa forma, a criança não vai se tornar consumista e vai aprender a valorizar o dinheiro.

EXAME.com – Existe uma idade certa para introduzir a mesada ou começar a falar sobre investimentos?

Mosca – é difícil precisar uma idade. Para introduzir esses assuntos, a criança precisa ter um raciocínio matemático, saber conceitos numéricos, o que geralmente começa a ser desenvolvido ainda na pré-escola. Mas cada criança tem um ritmo, e os pais devem ter sensibilidade para perceber. Ao falar sobre investimentos, é preciso que os adultos passem os conceitos de maneira simples e intuitiva. Por exemplo, dizer que uma ação é um pedacinho de uma empresa e que, ao comprar uma ação, o investidor se torna um dos donos da empresa, beneficiando-se quando a empresa ganha dinheiro. As crianças já têm capacidade de entender isso.

EXAME.com – A previdência complementar infantil pode ser um bom instrumento para ensinar sobre planejamento de longo prazo e investimentos?

Mosca – é um produto interessante, mas os pais só devem abrir uma previdência para os filhos se não estiverem endividados. E é melhor associar a previdência infantil a objetivos mais próximos da realidade da criança ou do adolescente, tipo pagar a faculdade ou comprar um carro aos 18 anos. Se os pais falarem que aquele investimento é para a aposentadoria, os filhos podem sentir que o objetivo está muito distante e cair na tentação de mexer na previdência antes da hora.

EXAME.com – Cartões de crédito podem ser usados por adolescentes?

Mosca – Adolescente pode e deve aprender a mexer com cartão de crédito, mas os pais não devem simplesmente pagar todas as faturas sem sequer questionar. O cartão é um meio para se consumir. Os pais devem determinar, junto com os filhos, que tipo de despesa vai ser paga com cartão de crédito e quanto os adolescentes podem gastar no cartão todo mês.

EXAME.com – Mas para introduzir a mesada não é melhor usar dinheiro?

Mosca – Cartões de débito e de crédito só devem ser usados a quando a criança já tem certo raciocínio abstrato desenvolvido. Para crianças pequenas, o melhor é usar dinheiro vivo, que é tangível.

EXAME.com – Muitos especialistas em educação financeira infantil também consideram uma boa ideia que o jovem passe a contribuir com a renda familiar assim que receber seu primeiro salário – num estágio, por exemplo -, mesmo que a ajuda não seja necessária em casa. Você concorda com essa ideia, que serviria para ensinar o jovem a ter responsabilidades financeiras mais adultas?

Mosca – A contribuição pode até ensinar ao jovem certo desprendimento, mas não deve ser o foco. Não acho que seja essencial ao processo educativo.

Fonte: Exame

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido