Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Conheça pontos importantes para lhe ajudar na escolha de uma nova modalidade de investimentos

Escolher ou alterar a Modalidade de Investimentos tende a ser um processo complexo, pois o Participante ou Assistido deve considerar diferentes aspectos para decidir sobre a mudança ou manutenção de sua modalidade. Mas, essa avaliação pode se tornar mais fácil quando observados alguns pontos chave:

O primeiro é saber qual seu perfil investidor, ou seja, qual sua capacidade de tolerância ao risco. E a principal pergunta a ser respondida para definir esse perfil é: Quanto você está disposto a arriscar para obter rentabilidades acima das expectativas? Quanto maior for essa disposição, maior deverá ser a tolerância ao risco.

Mas o que significa ser tolerante ao risco?

Para simplificar, ser tolerante ao risco significa não se abalar ao verificar que seu saldo de contas
neste mês está menor que o mês anterior em virtude das oscilações que o mercado pode apresentar. Pois, nada adianta seu saldo estar em uma modalidade de investimento agressiva, apenas porque em determinado momento houve resultados positivos, e a cada variação negativa de rentabilidade isso lhe tirar o sono.

O segundo ponto é o ciclo de vida, que trata-se basicamente da relação de quando pretende utilizar o saldo de conta constituído com a fase da vida que você está.

Via de regra, quanto maior o prazo para utilização do recurso, maior poderá ser a exposição a riscos. Isso se deve pelo fato de haver mais tempo para recuperar eventuais perdas. Por outro lado, quanto menor for esse prazo, menor deverá ser a exposição, uma vez que haverá menos tempo para recompor o saldo em momentos de crise e alta volatilidade do mercado.

De todo modo, ainda que considerado seu ciclo de vida, deve-se levar em conta seu perfil investidor.

O terceiro aspecto é em relação ao patrimônio que cada um possui dentro e fora da PREVIG. Tentar achar um equilíbrio de quanto se quer ficar exposto à riscos de mercado financeiro sobre o patrimônio total (PREVIG + outros investimentos).

Existem outros pontos que devem ser considerados, como a análise da situação da economia mundial e nacional, observando seus comportamentos e os possíveis desdobramentos.

Contudo, se você conseguir definir com clareza os três pontos acima, a análise e a tomada de decisão sobre sua Modalidade de Investimentos na PREVIG se dará de forma tranquila.

A PREVIG disponibiliza um questionário para o Participante ou Assistido identificar seu perfil investidor, que foi desenvolvido com base nos três pilares descritos. Respondendo a este questionário conforme sua realidade, o resultado apontará a modalidade mais aderente ao seu perfil de investidor.

Vale ressaltar que, a estratégia de investimento em um plano de previdência complementar, em essência, é mirar o longo prazo e, na PREVIG, esta é a filosofia que pauta as decisões sobre investimentos.

Por fim, lembre-se que as rentabilidades passadas não são garantias de rentabilidades futuras.

O que achou da matéria?

7

4.7
(7)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido