Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Fique atento aos golpes para aposentados

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) continuam sendo alvo de golpes em todo o país. Para evitar este problema é preciso desconfiar sempre de qualquer oferta muito fácil de revisão, seja no INSS ou na Justiça. Além disso, também é importante nunca passar seus dados a nenhum desconhecido e pesquisar bem as associações de aposentados antes de se filiar a alguma delas.

Para roubar o dinheiro dos segurados, os golpistas enviam mensagens por cartas, e-mail, telefone e WhatsApp. O objetivo é um só: aplicar golpe nos segurados do INSS. Entenda como funcionam seis modalidades de golpes:

Mensagem – As mensagens enviadas pelos golpistas são sempre impactantes e mexem diretamente no benefício. No texto, eles pedem ao aposentado ou pensionista para entrar em contato por um número de telefone para atualizar os dados, caso contrário, perderá o benefício. Após essa notícia, a primeira reação do beneficiário é entrar em contato com o número informado na mensagem.

Durante a ligação os golpistas envolvem o segurado com um bom papo e arrancam informações sobre senha, CPF e número de cartões de crédito e débito, o que possibilita aos golpistas realizar compras em lojas, principalmente pela internet, e até mesmo tomar empréstimos bancários sem o conhecimento do beneficiário.

Falsa Auditoria – Há situações em que os fraudadores enviam documentos a segurados se passando por uma falsa “Auditoria Geral Previdenciária”, convocando-os a uma “Chamada para Resgate”. Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgate de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar.

Abordagem – Em outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos à época do governo Collor. Mas na verdade trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na legislação. Sendo assim, os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito ao benefício.

Receber precatórios – Há casos também em que a quadrilha entra em contato com o segurado para informar que teria direito a receber precatórios. Eles solicitam ao cidadão que entre em contato por meio do número de telefone para que o valor seja rapidamente liberado. é aí que o golpe acontece.

Informações pessoais – Outras vezes, os fraudadores enviam ofícios e comunicações em nome da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia vinculada ao Ministério da Economia, orientando os participantes e assistidos sobre o direito de resgate de dinheiro de contribuições de planos de aposentadoria complementar. Para isso, solicitam informações pessoais ou bancárias dos cidadãos, cobrando pelos serviços prestados ou custas judiciais.
WhastApp ou SMS – Golpistas estão enviando mensagens para roubar dados das pessoas. As vítimas recebem pelo aplicativo WhastApp ou SMS links alertando sobre a possibilidade de retirada do dinheiro do PIS. Assim que a pessoa clica, ela é direcionada a uma suposta página da Caixa Econômica Federal para responder perguntas. Quando o internauta termina o questionário, ele é induzido a compartilhar a mensagem com amigos ou grupos do WhatsApp. De acordo com os golpistas, é preciso finalizar o processo para ter o benefício.

Para dar mais veracidade a fraude, existe até uma seção de comentários de pessoas que supostamente teriam conseguido sacar o dinheiro das contas. Neste ambiente do golpe, o usuário abre brechas de segurança em seu celular, que pode ser infectado pelos hackers.

O que fazer quando for vítima de um golpe? Ao receber algum contato desse tipo, jamais forneça dados pessoais, já que essas informações podem ser utilizadas para fins ilícitos. Em hipótese alguma faça o depósito solicitado para receber algum benefício. Entre em contato com a Polícia Civil assim que possível e preste queixa.

Como denunciar um golpe ao INSS? Caso a vítima ou algum familiar tenha sofrido esse tipo de golpe, é importante registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunicar o acontecido ao INSS, pelo número 135 ou pelo site da instituição (www.inss.gov.br).

Com informações de Simões Filho Online.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido