Reportagem do Jornal da PREVIG – Nov e Dez/2009.
Os Fundos de Pensão na visão dos Participantes
Nos meses de junho e julho a PREVIG participou da pesquisa Os Fundos de Pensão na Visão dos Participantes, promovida de forma gratuita pela ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) em parceria com a consultoria Towers Perrin.
O objetivo principal foi avaliar as práticas de comunicação dos Fundos de Pensão, por meio de um duplo processo: 1. conhecer a percepção dos Participantes ativos e assistidos sobre a atuação de sua entidade e respectivo nível de satisfação e 2. identificar a percepção de dirigentes e/ou administradores sobre a opinião dos Participantes, assim como os meios de comunicação mais utilizados. Ao total, 70 entidades responderam à pesquisa, somando 39.882 Participantes.
Foram aplicados diferentes modelos de questionário, via internet, de acordo com cada perfil, sendo que 471 Participantes da PREVIG retornaram com o formulário preenchido (37% do total de Participantes).
Os resultados da pesquisa estão nos arquivos abaixo e fazem um paralelo entre a PREVIG com o que chamamos de Painel, que é a média das outras entidades participantes.
No caso dos Participantes ativos, o Painel é composto por 70 entidades, com total de 27.755 Participantes. Já para os assistidos, são 64 entidades que somam 12.127 Participantes.
Clique aqui para ver os resultados na íntegra – visão dos assistidos
Clique aqui para ver os resultados na íntegra – visão dos ativos
Em comparação com o Painel, a PREVIG apresenta resultados, na maioria, superiores à média das demais. Na questão sobre o nível de satisfação em relação à entidade, 81,3% dos ativos e 83,7% dos assistidos
da PREVIG disseram estarem muito satisfeitos e satisfeitos, contra 72,7% e 84,1% dos Participantes das outras entidades, respectivamente.
Destaca-se que 15,6% dos ativos e 12% dos assistidos manifestaram posição de neutralidade e 3,2% de ativos e 4,3% dos assistidos responderam estarem insatisfeitos ou muito insatisfeitos (vide gráfico). E quando perguntados acerca da confiança quanto à administração dos recursos pela entidade de previdência complementar, 80,7% dos ativos e 82,6% dos assistidos declararam confiar na PREVIG. O público que respondeu aos questionários para a PREVIG está na faixa etária de 41 a 50 anos para ativos e 51 a 60 para assistidos.
Em agosto de 2007 foi realizada pesquisa com objetivo semelhante, aplicada pelo Instituto DATACENSO, empresa contratada pela PREVIG, que entrou em contato com 357 entrevistados, entre ativos e assistidos,
por telefone. Na época, o resultado também foi avaliado como positivo: 82% dos ativos e 81% dos assistidos estavam satisfeitos com a PREVIG.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]