Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
31/07/2009

Educação financeira

Educação financeira é tema prioritário para previdência, revela pesquisa do HSBC

é tempo de se planejar. O tempo é agora e isto depende cada vez mais do esforço individual. Esta é a principal constatação da quinta edição da pesquisa “O Futuro da Aposentadoria, Tempo de se Planejar”, realizada pelo HSBC. O estudo relata o que pensam 14 mil pessoas de 15 países, de 30 a 70 anos, sendo 1 mil pessoas entrevistadas no Brasil. O estudo explorou quatro temas: a mega tendência populacional, como enfrentar este desafio, o futuro da aposentadoria e como apoiar o hábito da população em poupar.

Segundo a pesquisa, a população está, a cada ano, se conscientizando mais que os modelos governamentais estão em declínio e que ter reservas financeiras suficientes para viver com qualidade no futuro depende do esforço de cada um. “Neste período de cinco anos da pesquisa, percebemos que o individuo está a cada ano mais consciente de que ter uma aposentadoria mais tranqüila no futuro depende mais de cada um do que dos governos”, diz Edson Lara, diretor do HSBC, durante palestra realizada no II Seminário Internacional de Marketing e Vendas de Vida e Previdência, em São Paulo, nesta quinta-feira, promovido pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).

Segundo Lara, a pesquisa mostra que há uma imensa falta de preparação das pessoas em relação ao seu futuro, principalmente pelo baixo nível de compreensão de suas finanças atuais e de como estas poderão vir a ser no futuro. A pesquisa mostra que 94% dos entrevistados dizem não estar preparados para o futuro. Apenas 6% dos brasileiros acreditam estar bem preparados para a aposentadoria. No mundo, a média mundial dos que já poupam ficou em 13%.

Parte deste despreparo vem da falta de planejamento de gastos e não da falta de capacidade de poupança, independentemente da classe social. “é uma questão de planejamento, de priorizar poupar em qualquer momento nem que seja 5% da renda”, diz Lara.

Uma forma de estimular a poupança individual é o incentivo fiscal, um pedido de boa parte dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, 40% dos brasileiros são favoráveis ao encorajamento de poupança privada por meio de isenções fiscais, contra o dado global de 31%. Apenas 3% são a favor de aumento de impostos para pagar por melhores aposentadorias/ pensões sociais, bem menor que a média global de 13%. Pouco mais de 9% dos brasileiros são a favor de aumentar a idade limite da aposentadoria e apoiar as pessoas a trabalhar por mais tempo, quase metade da média global de 16%.

Segundo os executivos do setor, o Brasil tem um dos melhores programas de incentivos fiscais do mundo, mas pode ser incrementado de diversas maneiras. Assim, um importante aliado no desenvolvimento do hábito de poupar da população vem da educação financeira. Dois terços dos brasileiros (63%) nunca tiveram nenhuma forma de consultoria financeira profissional, acima da média mundial de 47%. “Isto mostra uma grande oportunidade para os corretores de seguros”, diz Samy Hazan, executivo da Marítima Seguros e coordenador do evento.

A necessidade de educar a população ficou ainda mais evidente com a crise financeira, que afetou as finanças de 92% dos entrevistados, seja pela perda de emprego, por prejuízos em investimentos ou mesmo para pagamento antecipado de dívidas por não saber se perderá a renda com a nova modelagem mundial desenhada com a desaceleração da economia.

Isso faz com que 19% afirmem que não vão se aposentar com a renda que pretendiam e outros 10% estão certos de que terão de trabalhar mais tempo para repor os recursos necessários no fundo para arcar com os custos necessários na aposentadoria. “A crise deixou mais claro que o fato é: Independente da idade, da fase da vida que a pessoa está, o momento é agora. As pessoas precisam compreender e gerenciar os seus recursos e isto cabe a nós, empresas e governos, a investir na educação financeira. Temos uma grande oportunidade de melhorar a comunicação “, reforça Lara.

Fonte: www.fenaseg.org.br (30/07/2009 – 12:31)

Pesquisa completa: “O Futuro da Aposentadoria – é tempo de se planejar” está disponível no site: www.hsbc.com.br

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido