Serviço centralizado e medidas de planejamento e gestão da agenda facilitam atendimento
Para agendar atendimento, o segurado da Previdência Social dispõe de canais remotos da Previdência Social. O mais utilizado é a Central 135, cuja ligação é gratuita se feita de um telefone fixo (inclusive público) e ao custo de uma ligação local, se feita de celular. Pela internet, o segurado deve acessar o Portal da Previdência (www.previdencia.gov.br) e ir ao atalho Agência Eletrônica: Segurado.
é pela Central 135 que se faz a alocação das vagas disponibilizadas. Como principal porta de entrada das demandas previdenciárias, a Central atua como um filtro, realizando o agendamento apenas quando o segurado tem todas as condições exigidas para requerer o benefício. Desta forma, garante que os agendamentos sejam feitos apenas para aqueles usuários que realmente necessitam do serviço, evitando o desperdício de vagas.
Atendimento – Desde que foi implantado o agendamento eletrônico de serviços, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou o número de vagas de atendimento ofertadas por mês em todo o país. Na análise por estado, o crescimento foi ainda maior. Em dez unidades da federação, o acréscimo foi superior à média nacional. Com isso, os tiveram uma redução no tempo de espera para serem atendidos nas Agências da Previdência Social. O INSS adotou o agendamento eletrônico no segundo semestre de 2006. Em novembro daquele ano foram oferecidas 93,8 mil vagas para atendimento, para os principais serviços agendáveis, em todo o país. Em junho de 2010, a quantidade ofertada já era de 930,9 mil.
O Amapá foi o estado que teve o maior crescimento na comparação entre os dois períodos. Em novembro de 2006 foram oferecidas 98 vagas de atendimento naquele estado, número que subiu para 2.417 em junho passado. Em segundo lugar vem o Acre, com aumento de 385 para 7.421 vagas. O terceiro lugar ficou com Tocantins, que ampliou sua oferta de 245 para 4.581.
Os estados que concentram a maior parte dos atendimentos mensais – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – tiveram aumento de 1.246,1%, 974,8% e 886,1%, respectivamente.
O crescimento na oferta de vagas ocorreu no grupo dos principais serviços agendáveis via canais remotos da Previdência (Central 135 e internet), do qual fazem parte a aposentadoria por idade urbana e rural, aposentadoria por tempo de contribuição, benefícios assistenciais da Loas, pensão por morte, salário-maternidade e o auxílio-reclusão, além da emissão da certidão por tempo de contribuição (CTC).
Agilidade – Com a oferta de vagas, os segurados passaram a esperar menos tempo para resolver sua demanda previdenciária. Em dezembro de 2006, o Tempo Médio de Espera no Agendamento (TMEA) para os principais serviços agendáveis era de 59 dias na média nacional. Em junho deste ano, o índice já havia baixado para 14 dias, superior à meta do próprio instituto para 2010.
São Paulo, que reúne o maior número de atendimentos da Previdência Social, tem um exemplo ainda mais marcante de como a maior oferta de vagas melhorou os tempos de espera, facilitando a vida do segurado. Naquele estado o TMEA chegava a 92 dias no final de 2006. Neste mês de junho, o indicador registrado era de 9 dias. Uma redução de 90%. Atualmente, 92% das 1.134 Agências da Previdência Social cumprem a meta de agendar o atendimento em um período inferior a 30 dias.
Fonte: AgPREV
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