Formas de prevenir morte decorrente de parada cardíaca variam dependendo se:
* A pessoa já teve parada cardíaca.
* A pessoa nunca teve parada cardíaca, mas tem alto risco para essa condição.
* A pessoa nunca teve parada cardíaca, nem apresenta fatores de risco para essa condição.
Prevenção para pessoas que sobreviveram a uma parada cardíaca
Pessoas que já tiveram uma parada cardíaca têm alto risco de sofrer outra novamente. Pesquisas mostram que um cardioversor desfibrilador implantável reduz as chances de morrer de uma segunda parada cardíaca. Um cardioversor desfibrilador implantável é cirurgicamente colocado sob a pele, no peito ou abdômen. Esse aparelho monitora os batimentos cardíacos e, se detectar um ritmo cardíaco perigoso, dá choque elétrico para restaurar o ritmo cardíaco normal. O cardioversor desfibrilador implantável não é igual a um marcapasso. O marcapasso dá somente pulsos elétricos de pouca energia e geralmente é usado para tratar ritmos cardíacos menos perigosos.
Prevenção para pessoas com alto risco de ter uma primeira parada cardíaca
Se a pessoa tem doença das artérias coronárias, os risco de sofrer parada cardíaca é mais elevado. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que já tiveram ataque cardíaco. O médico pode receitar remédio chamado beta-bloqueador para ajudar a diminuir o risco de parada cardíaca. Outros tratamentos para doença das artérias coronárias incluem angioplastia e cirurgia de ponte coronariana, os quais também podem diminuir o risco de parada cardíaca. Se o risco de parada cardíaca for muito alto, o médico pode recomendar o uso de cardioversor desfibrilador implantável.
Prevenção para pessoas sem fatores de risco conhecidos de uma parada cardíaca
A doença das artérias coronarianas parece ser a causa da maioria dos casos de parada cardíaca em adultos. Doença das artérias coronarianas também representa risco importante para angina e ataque cardíaco, e contribui para outros problemas no coração. Seguir uma estilo de vida saudável ajuda a diminuir o risco de doença das artérias coronárias, parada cardíaca e outros problemas do coração.
Dieta saudável e exercícios físicos na prevenção de parada cardíaca
Uma dieta saudável é parte importante para um estilo de vida saudável. Deve-se escolher uma variedade de frutas, vegetais e grãos. Prefira alimentos com pouca gordura saturada, gordura trans e colesterol. Escolhas saudáveis incluem carnes magras, frango sem pele, peixe, feijão, e laticínios com pouca gordura. Procure preparar alimentos com pouco sal, uma vez que ele pode elevar o risco de pressão alta.
Escolha alimentos que tenham pouca adição de açúcar e ingira álcool com moderação. Procure manter um peso saudável ao ingerir a quantidade adequada de calorias para suas necessidades. Equilibre as calorias ingeridas com as gastas através de exercícios físicos. Tenha uma vida ativa fisicamente. Algumas pessoas devem ter orientação médica antes de começarem a fazer exercícios físicos.
Outras mudanças no estilo de vida que ajudam a prevenir parada cardíaca incluem:
* Parar de fumar, caso seja fumantes.
* Perder peso, caso esteja obeso ou com sobrepeso.
* Tratar outros problemas de saúde como diabetes, pressão alta, e colesterol sanguíneo alto.
Site: Copacabana Runners
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]