O IBGE divulgou no início de dezembro a pesquisa de Tábua de Mortalidade 2009. A maior expectativa de vida está atualmente para os nascidos no Distrito Federal: 75,19 anos, em média. Já o estado com menor expectativa de vida é Alagoas, com 67,59 anos. A média nacional ficou em 73,2 anos, um número bastante expressivo e sobe de forma consistente a cada medição. Nossos filhos viverão mais que nós; em alguns casos, bem mais. A maior expectativa de vida é um item importante e que merece comemoração. A evolução da ciência, do saneamento básico, entre outras conquistas, são elementos que pesam para que a vida possa se estender. Se um observador tivesse a possibilidade e olhar o Brasil vinte anos atrás se surpreenderia com a transformação do país. Essa mudança se reflete na expectativa de vida.
Redução no valor das aposentadorias – Se o brasileiro irá viver mais, quais serão as consequências financeiras desse novo dado? A primeira constatação é lógica: a previdência terá beneficiários se valendo de suas aposentadorias por mais tempo. De imediato, haverá uma redução média de 0,4% no beneficio do trabalhador que se aposentar a partir desta deste mês (dez/2010). Esse é o efeito do chamado fator previdenciário, dado que determina que quanto maior a expectativa de vida, menores serão os valores pagos na aposentadoria. A previdência é, sem dúvidas, um problema grave que merecerá destaque na pauta do país nos próximos anos; quem conta exclusivamente com esse benefício para o futuro, e espera manter o mínimo, corre sério risco de nem isso conseguir.
Expectativa de vida aliada à qualidade de vida – Quando falamos em expectativa de vida, o dado é apresentado para os nascidos a partir da data apresentada; isto é, para os nascidos a partir de 2009. Olhando para o futuro, parece tranquilo acreditar que esse brasileiro terá condições de planejar sua vida e criar alternativas para a aposentadoria. O que precisamos mudar é a cultura de discutir a aposentadoria apenas nos anos próximos à requisição do benefício. Pensar na aposentadoria só na hora de se aposentar costuma ser fatal para os planos da melhor idade. A aposentadoria é um assunto que deve ser discutido desde a juventude, momento em que é possível criar, com planejamento e pouco dinheiro, um patrimônio que seja o suficiente para garantir o futuro feliz e sem preocupações. Momento em que usar o tempo ainda é plausível.
Tranquilidade financeira começa hoje – A receita é muito simples e está ao alcance de todos. Comece definindo o valor que pretende conquistar no futuro, valor esse que lhe permita viver com tranquilidade. Quantos anos terá até esse dia? Responda essa pergunta com sinceridade. A partir daí, é hora de encontrar no seu orçamento uma forma de poupar e “fazer acontecer” o sonho da aposentadoria tranquila. Não importa se faltam 30, 40, 50 anos para se aposentar, mesmo que você não pretenda parar de trabalhar a responsabilidade de conquistar patrimônio e um futuro próspero começa hoje, agora! Começando cedo você pode poupar e investir pouco dinheiro, que durante muitos anos se transformarão em uma pequena fortuna. Vamos começar?
Fonte: Dinheirama
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]