Durante a minha vida financeira eu cometi vários erros e evitei outros tantos, segue uma lista daqueles que considero mais perigosos:
1. Escolher a carreira baseado apenas na possibilidade de alta renda. Só é bem sucedido e feliz, quem gosta do que faz. Passamos pelo menos 1/3 da vida no trabalho, imagine escolher uma profissão que você detesta só porque lhe parece lucrativa. Infelicidade e desgaste na certa.
2. Estilo de vida financiado com cartão de crédito. Não venda o almoço para comprar o jantar. Não dá para contar com o limite de cartão de crédito como parte da sua renda durante o mês. Rolar o saldo da fatura para o mês seguinte então, nem pensar. Use o crédito para conveniência e de forma consciente. Sempre pague o total da fatura na data do vencimento.
3. Culpar terceiros pelas dificuldades enfrentadas. Não adianta reclamar dos pais que não te ensinaram os princípios de finanças pessoais, ou o seu chefe que não lhe deu aquela promoção que julga merecida. Assim como tudo na vida, em finanças pessoais, precisamos assumir a responsabilidade pelos nossos próprios passos.
4. Preocupar-se com a opinião dos outros. Consumir além do seu poder aquisitivo só para acompanhar a turma ou porque acredita que é isso que os outros esperam de alguém na sua posição só traz um resultado: endividamento. Aúnica opinião importante é a sua.
5. Acumular coisas sem ter tempo para aproveitá-las. No meu caso são livros, tem pessoas que acumulam sapatos, outros roupas… O ponto é qual o benefício em adquirir algo que você nunca usará?
6. Não ter um fundo de emergência. Essa é a primeira providência a tomar. Quando temos recursos separados para o caso de emergências, qualquer imprevisto (doença, acidente ou mesmo um problema no carro ou na hidráulica da sua casa) pode causar um rombo nas suas finanças.
7. Má influência. Evite pessoas perdulárias. Infelizmente aquela sua melhor amiga sempre parceira para bater perna no shopping só vai te ajudar a gastar mais. Aproxime-se de pessoas com metas parecidas com as suas.
8. Estabelecimento de metas sem critério. Por muito tempo, minhas metas foram genéricas e se repetiam sem sucesso ano após ano. Algo do tipo trocar de carro ou comprar uma casa ou sair de férias. Sem uma idéia de quanto isso custaria ou sem um plano concreto de como acumular os recursos necessários para atingir as metas.
Fonte: Site Fique Rico Diariamente
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]