30/06/2010 Diabéticos devem redobrar a atenção
No diabetes, manter a saúde é controlar o nível de glicose no sangue (glicemia). Sem essa substância, as células ficam famintas e começamos a sentir muita fome. Ao mesmo tempo, como a glicose não entra na célula, ela fica sobrando no sangue, o que faz com que transborde na urina, nos levando a urinar muito também e a sentir muita sede.
Algumas pessoas desenvolvem diabetes após doenças no pâncreas. Outras pessoas (a grande maioria) desenvolvem diabetes e não se consegue descobrir a causa. Porém, sabemos que em qualquer das situações o pâncreas não está funcionando corretamente. Seja não fabricando nenhuma insulina (diabetes insulino dependente), seja fabricando pouca insulina (diabetes não insulino dependente).
O diabetes é uma doença crônica. Portanto, não tem cura, mas pode ser controlada com o uso da medicação adequada, alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular.
O não controle do diabetes leva a um processo de envelhecimento rápido, com falência deórgãos importantes como rins, olhos, cérebro, pois o excesso de glicose na circulação promove lesão de pequenos vasos sanguíneos que pode ocorrer em qualquerórgão do corpo.
Por isso, cuide-se. Tome sua medicação corretamente, faça dieta, evite açúcares, doces, etc. Coma verduras, legumes, saladas, cereais, alimentos integrais e não deixe de realizar atividade física.
Dicas Importantes para Diabetes
– Faça cinco a seis refeições ao dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos), de preferência em horários determinados.
– Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.
– Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose).
– Lembrar que os alimentos diets, frequentemente, possuem outros ingredientes como farinhas, leite e ovos, os quais devem ser considerados.
– Sempre que tiver dúvida, verifique os ingredientes no rótulo, ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fabricante do produto.
– Cuidado com água tônica, apesar do sabor amargo, contém açúcar; só beba na versão sem açúcar.
– Utilize corretamente os medicamentos indicados pelo médico.
– Controle o peso, o “stress” e a pressão arterial.
– Pratique atividade física regularmente para ajudar a consumir a glicose.
– Se for gestante, siga rigorosamente as recomendações médicas e não deixe de ser acompanhada por um nutricionista.
– Substitua o açúcar por adoçantes artificiais.
– Evite outros agravos à saúde, principalmente infecções.
– Empregue cuidados diários ao corpo, especialmente pés, olhos, dentes e pele.
– Vacine-se para pneumococos a cada cinco anos e para gripe todos os anos.
– Não fume e evite bebidas alcoólicas.
– Equilibre trabalho, divertimento e repouso.
– Durma bem e aproveite os finais de semana e férias para descansar.
– Não cometa excessos, principalmente alimentares
Fonte: Portal Saúde Plena