Aposentadoria complementar tem sido uma pauta rara nos canais de comunicação de massa, especialmente um programa tão popular como o de Ana Maria Braga.
Entretanto, nestaúltima quinta-feira, nove de junho, o Mais Você falou sobre segurança como estilo de vida. Depoimentos de brasileiras que se preocupam com a sustentação e a independência financeira, depois dos 60 anos. E que poupam para conquistar esse sonho.
Longevidade e longo prazo
A jornalista Andrea Assef, entrevistada pela apresentadora, falou de longevidade – afinal já vivemos cem anos ou mais – e poupança de longo prazo que, claro, exige disciplina. Mas, com determinação e um pouco de bom senso na administração do orçamento, dá para se fazer um pé de meia bacana.
Até mesmo de tributação – um assunto normalmente árduo para explicar – foi abordada no programa que ainda deu dica de livro e explicou como é possível investir em títulos públicos, sem risco e sem intermediários, pela internet. A modalidade – Tesouro Direto – garante rentabilidade de 8% ao ano, mais inflação. E a taxa de administração é abaixo das cobradas pelas instituições financeiras. Para fazer a projeção de rentabilidade, o site disponibiliza um simulador.
Ou seja, prestação de serviço de utilidade pública, educação financeira e previdenciária. E numa linguagem bastante acessível. é assim que se naturaliza Previdência Complementar. Dentro de muitas casas, 10 minutos de uma aula que também está na internet, para quem quiser ver ou rever.
Escolhas Inteligentes
Renda vitalícia para viver a aposentadoria é uma conquista que depende de boas escolhas. E quanto mais cedo elas forem feitas, melhor! Porque investimentos de longo prazo podem remunerar e bem essa perseverança.
Muitas vezes, essas escolhas significam de um par de sapatos ou um jeans a menos no guarda-roupas, mas vão representar mais conforto, autonomia e liberdade para realizar outros sonhos: um intercâmbio, uma viagem para conhecer outros povos – coisas que exigem tempo para serem realmente aproveitadas.
E, diante da tendência de as mulheres assumirem novos papéis sociais, ela também tem que atuar para protagonizar sua emancipação financeira em todos os estágios da vida. E ser muito realizada e feliz.
Mais você: Video
Dica de Leitura: Aposentada ficava sua avó. Guia da independência financeira das meninas iradas. Mara Luquesi e Andrea Assaf – Editora Saraiva
Fonte: Eliane Miraglia
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]