Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
08/01/2011

Diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer do Sistema Nervoso Central

Considerado o segundo tipo de câncer que mais atinge crianças – as leucemias estão em primeiro lugar -, os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) afetam principalmente menores de 15 anos, com um pico na idade aos 10 anos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), representam cerca de 15% das neoplasias pediátricas, o equivalente a 1.400 crianças diagnosticadas por ano, números que o caracterizam como o mais frequente tumor sólido na faixa etária pediátrica. O especialista em líquor e diretor-presidente do Senne Líquor Diagnóstico, Carlos Senne, diz que ainda não há uma explicação científica para a acentuada frequência da doença em crianças. “Se por um lado é impossível prever a entrada na linha de combate, por outro, a luta contra o câncer, como uma medida de aumento das chances de recuperação, deve começar o mais rápido possível. Para isso, o diagnóstico precoce é fundamental”, afirma Senne.

Aliado do diagnóstico precoce da doença, o exame do líquor (líquido cefalorraqueano – LCR) é indicado nos casos de suspeita de comprometimento neoplásico do SNC, quando os exames por imagem não mostram lesões características e permitem a punção lombar para a coleta do líquor sem risco de complicação pelo procedimento. “O encontro de células neoplásicas no exame citológico do líquor atesta o envolvimento de câncer no SNC. Em alguns casos, o exame é fundamental para decisão da conduta médica e também para comprovação da eficácia da terapia adotada”, atesta Senne. Além disso, as amostras de liquor podem ser submetidas a outros testes mais específicos e sensíveis como a imunocitoquímica, imunofenotipagem e dosagem de marcadores neoplásicos que podem estar diluídos no líquor.

Mas o câncer do SNC não atinge somente crianças. De uma maneira geral, o risco diminui à medida que a idade avança até um segundo pico de incidência no final da fase adulta, entre a sétima e oitava décadas de vida. O especialista explica que, apesar de o melanoma (câncer de pele agressivo) ser o que mais invade o SNC, é comum que pacientes com câncer de pulmão, mama e próstata desenvolvam o comprometimento do Sistema Nervoso Central por conta do avanço da doença.

O fato de os primeiros sinais do câncer se assemelharem bastante a doenças comuns na infância torna o diagnóstico ainda mais difícil. Segundo Senne, as manifestações dependem da localização do tumor. Quando a lesão ocorre em áreas motoras ou sensitivas/sensoriais, os sintomas aparecem precocemente e estão relacionados à perda de força nos membros, desequilíbrio, turvação visual, formigamentos e déficits de sensibilidade localizada. Mas quando ocorrem em áreas de pouca expressão clínica, os sinais são classificados como inespecíficos pelo médico e muitas vezes pelo próprio paciente. “Nestes casos, o progressivo aumento do volume da neoplasia originará progressivo aumento da pressão intracraniana, que ocasionará sintomas como cefaléia, náuseas, vômitos e letargia. Quando chega a esta situação, o diagnóstico já é tardio, muitas vezes com poucas opções terapêuticas”, explica Senne.

Fonte: Sis Saúde

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido