Além de ser mais saudável e barato do que os saquinhos comprados no supermercado, cuidar de uma horta pode ser uma terapia. Quando não se tem prática ou espaço, as hortaliças podem ser plantadas até mesmo em vasinhos.Ao fim de 30 dias as ervas e hortaliças já podem ser colhidas e, depois disso, dificilmente você irá voltar a comprar ervas no supermercado. Para montar sua horta, algumas regrinhas são fundamentais. A seguir elaboramos um passo-a-passo:
Escolhendo o local: O local escolhido tem que ser plano, pois não pode ser um local que alague. Além disso, o deve ter, no mínimo, cinco horas de sol por dia. Também não devem ser escolhidos locais distantes da cozinha, para facilitar a manutenção e o uso das hortaliças.
Preparando a terra: Preparar a terra pode ser a parte mais trabalhosa, mas também não é difícil. A profundidade dos canteiros deve ser de, no mínimo, 30 centímetros, para que as raízes das plantas tenham bastante espaço para crescer. O solo deve ser preparado com uma parte de terra mineral, uma parte de areia e uma parte de adubo, sempre seguindo as instruções dos fabricantes.
Escolhendo as sementes: Prefira sementes que sejam ideais para a época que você está plantando. Geralmente, o Rabanete é uma boa escolha para começar, porque tem o ciclo curto (entre o plantio e a colheita), em torno de 25 dias.
Você pode plantar até duas espécies no mesmo vaso ou canteiro, desde que as características delas sejam parecidas e a distância entre elas seja respeitada. O Orégano e a Manjerona, por exemplo, podem ocupar o mesmo vaso, desde que tenham 30 centímetros de espaço entre eles e sejam plantados em solo arenoso.
Manutenção: Oúnico cuidado indispensável é regar a sua horta diariamente, para não enfraquecer os vegetais cultivados. No entanto, esta água deverá ser drenada, pois eles não podem ficar encharcados. Se escolher plantar as hortaliças em vasos, dê preferência aos que tem furinhos embaixo, ou fure-os você mesmo. Depois da terceira colheita é bom mudar as espécies de cada canteiro, para não deixar a terra fraca.
Fonte: Sua Dieta
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]