De acordo com pesquisa da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada), a população desconhece a importância de poupar para a aposentadoria. Além disso, o desconhecimento dos segurados brasileiros sobre as taxas de administração, contribuições e rentabilidade dos planos de previdência complementar, segundo o estudo, também é uma realidade.
Romper barreiras
Segundo a associação, o ato de poupar para a aposentadoria ainda é visto, principalmente pelos jovens, como uma decisão a ser tomada no futuro. Como estão muito distantes da aposentadoria, ainda têm muito tempo para pensar sobre isso. O problema é que, como normalmente ocorre, quando se dão conta da importância de poupar, pode ser tarde demais para planejar.
A educação previdenciária, de acordo com a Abrapp, tem o objetivo de romper este estigma e fornecer mais informações à população, motivando justamente a poupar para a aposentadoria.
Educação Financeira e Previdenciária
O nível de educação previdenciária e financeira de um indivíduo interfere, diretamente, nas suas decisões de investimentos. Assim, quanto mais os participantes, beneficiários e assistidos forem instruídos sobre o tema, melhores serão os retornos e, de acordo com o estudo da Abrapp, maior será a estabilidade econômica.
Fonte: Finanças Práticas
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]