Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
31/01/2011

Financiar material de construção – será que vale a pena?

Com a onda dos financiamentos virou moda parcelar tudo quanto é compra, em especial quando o valor do bem adquirido é alto. Casas, carros e apartamentos financiados não são novidade, mas atualmente tem quem negocie até as materiais de construção dessa maneira. Será que vale a pena? Antes de tomar qualquer decisão, se informe bem. Primeiro, vamos à função dessa forma de pagamento. “O financiamento permite que o interessado em construir ou reformar adquira materiais de construção em prestações fixas, dando uma pequena entrada ou, até mesmo, sem dar entrada – dependendo da condição de seu cadastro”, explica Patricia Medeiros de Godoy, engenheira especialista em treinamentos da empresa “Doutores da Construção”, em São Paulo.

Esse tipo de financiamento pode ser bem interessante quando se tem condições de pagar a dívida antes do esperado. “Além de o valor ser disponibilizado imediatamente, os juros restantes são descontados proporcionalmente na quitação. Ou seja, ele são excluídos das parcelas futuras, caso a dívida seja liquidada antes do prazo final para quitação”, fala a especialista. Bancos e outras instituições financeiras oferecem a opção que pode ser a solução para terminar aquela reforma que há anos atrapalha a vida da família. Mas, calma. Há casos e casos. Não vale fazer um financiamento por um capricho.
“Pagar à vista é uma recomendação recorrente de 11 entre 10 especialistas em finanças pessoais. Afinal, o produto é pago de uma só vez e o consumidor evitará preocupações com os gastos nos meses seguintes ou eventuais distorções embutidas nos juros”, lembra Patricia. “Sendo assim, o financiamento pode ser evitado nos casos em que a reforma e/ou a construção podem esperar”, completa. Agora, quando não existem recursos à disposição e a obra precisa ser feita depressa, vale a pena procurar pelo financiamento para construir ou deixar a casa melhor. Mas é preciso tomar alguns cuidados, como frisa a especialista. “Caso o leitor opte por financiar, ele deve estudar bem os pacotes oferecidos, as cláusulas contratuais e manter a documentação pessoal em ordem. Se o nome estiver sujo, a dificuldade de conseguir o financiamento aumenta.”
Financiamento da casa própria – Aí vão mais algumas dicas para quem se interessou por esse tipo de financiamento:
• Planeje e mantenha o foco. Se você decidiu financiar a compra do material de construção, evite outras compras que envolvam “parcelinhas” – que parecem baixas no primeiro instante, mas que podem comprometer o orçamento dos próximos meses;
• Leve em conta que um financiamento deve ser contabilizado como despesa fixa durante os próximos meses ou anos;
• Use e abuse dos cálculos e veja se não é mais interessante optar por financiamentos mais curtos, que, apesar de apresentarem parcelas mais altas, envolvem taxas de juros menores.
Fonte: Site Vila Sucesso – Dinheiro

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido