A regra mais importante para ter uma boa saúde financeira é gastar menos do que se ganha. Significa, acima de tudo, proporcionar ao povo uma vida mais saudável e equilibrada, pois toda uma seqüência de eventos negativos eclode a partir do desequilíbrio nas contas domésticas, ou seja, quando “sobra muito mês no final do salário”. Certo, mas o que fazer para solucionar esse problema? Como fazer “sobrar salário no final do mês”? Aqui estão algumas dicasúteis e práticas, que, se aplicadas com disciplina, perseverança e paciência, podem te conduzir a uma vida financeira mais equilibrada e responsável. Elas funcionam muito bem comigo e minha família.
– Pare de comprar a prazo. Lembre-se de que as compras feitas em prestações comprometem seu fluxo de caixa futuro na medida em que parcelas de seus futuros holerites já estarão “consumidos” por uma ou mais dívidas. Tenha um controle de seus desejos e, se o produto que você tem em vista comprar é de fato uma necessidade, faça um bom planejamento para tentar quitá-lo à vista.
– Registre suas despesas. Tenha um efetivo controle de seus gastos, desde os maiores – que normalmente são pagamentos de bens duráveis, como financiamentos de carros e eletrodomésticos, até os menores valores, como contas de lanchonetes e padarias. Você precisa ver para onde está indo o seu salário e, a partir daí, refletir se ele está sendo bem gasto.
– Valorize aquilo que você já tem. Muitas vezes, naânsia de comprar determinados bem, motivados por apelos consumistas veiculados na mídia, nos esquecemos de valorizar aquilo que já possuímos e que nos satisfaz plenamente.
– Tenha planos para o futuro. O segredo do bem-estar financeiro não reside no futuro que determinadas metas descrevem, mas sim nas mudanças que provocam hoje, aqui e agora. A partir do momento em que você estabelece objetivos para o seu futuro – tais como uma viagem de férias, um plano de aposentadoria ou a compra de uma casa – você se motiva a gastar menos no presente.
Enfim, gastar menos do que se ganha é essencial para que suas finanças fiquem equilibradas. é possível não só fazer sobrar dinheiro no final do mês, mas também criar espaços de liberdade em sua vida, onde a época que você era escravo das dívidas seja apenas uma vaga lembrança do passado!
Fonte: Site Acontecendo Aqui
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]