04/02/2011 Quando tomar suplementos vitamínicos?
São muito conhecidos os suplementos de vitaminas e minerais, em que muita gente acredita que é apenas um reforço que não faz mal algum, mas isso não é verdade. O uso desses suplementos deve ser feito de forma adequada e moderada, onde o ideal mesmo é procurar orientação médica antes de tomar qualquer vitamina e incluir na dieta.
O cansaço e o estresse, por exemplo, não são motivos para recorrer à suplementação vitamínica, pois não há benefícios específicos para esses casos. Através da indicação de um especialista, as doses serão feitas em quantidades adequadas, e a pessoa só tomará o que for necessário ao organismo dela, além de evitar danos à saúde, como sangramentos e distúrbios neurológicos, devido à superdosagem.
Além disso é necessário ter muito cuidado com as vitaminas. As lipossolúveis, que são solúveis em gordura, depositam-se no organismo. é o caso das vitaminas A, D, E, K. Ao contrário das solúveis em água – como as do complexo B e C – que são eliminadas na urina.
A suplementação vitamínica é recomendada em condições especiais, em que a alimentação não pode suprir algumas necessidades. Alguns casos podem ser citados, como a suplementação de ácido fólico para mulheres durante a gestação; a suplementação de cálcio e vitamina D após os 60 anos. Ferro para pessoas com anemia pela carência deste mineral; vegetarianos pela carência de vitamina B12 e outros nutrientes; crianças com maus hábitos alimentares ou ainda atletas, quando a carga de exercícios excede o que se ingere na alimentação.
Os médicos, entretanto, frisam a importância da alimentação como prioritária para a obtenção das vitaminas essenciais do nosso corpo. Tomar vitaminas não substitui uma dieta saudável, já que a comida contém outros nutrientes essenciais, como fibras e ácidos graxos, algo que os suplementos não compensam.