Os fundos de pensão brasileiros apresentaram o melhor desempenho naúltima década, considerando os 13 maiores mercados do mundo, segundo estudo feito pela consultoria Towers Watson. O crescimento desse mercado, em moeda corrente, foi de 14,7% entre 2000 e 2010.
A áfrica do Sul obteve o segundo maior crescimento da década, considerando a moeda corrente, de 12,8%. O mercado japonês, por sua vez, cresceu apenas 0,2% no período – o pior desempenho dentre os 13 maiores mercados (Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Japão, Holanda, áfrica do Sul, Suiça, Reino Unido e Estados Unidos).
Nosúltimos dez anos, dessa vez considerando o desempenho em dólares americanos, o Brasil mantém a primeira colocação, com crescimento de 16,5% entre 2000 e 2010, seguido de perto pela Austrália, cujo crescimento no período foi de 16,4%.
2010
Considerando apenas o desempenho no ano passado, o mercado de fundos administrados por entidades fechadas de previdência complementar cresceu 11,6% no Brasil. O maior crescimento, porém, foi registrado pela áfrica do Sul, de 14,8%, considerando a moeda corrente.
Ao todo, os ativos administrados dos 13 maiores mercados somou US$ 26,5 trilhões no ano passado, um aumento de 12% na comparação com 2009.
E apesar do forte crescimento brasileiro, o País está em nono lugar dentre os países, com US$ 342 bilhões. Na lista, os Estados Unidos, Japão e Reino Unido lideram, representando 58%, 13% e 9% do mercado, respectivamente.
Fonte: Site UOL Economia
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]