Os fundos de pensão brasileiros apresentaram o melhor desempenho naúltima década, considerando os 13 maiores mercados do mundo, segundo estudo feito pela consultoria Towers Watson. O crescimento desse mercado, em moeda corrente, foi de 14,7% entre 2000 e 2010.
A áfrica do Sul obteve o segundo maior crescimento da década, considerando a moeda corrente, de 12,8%. O mercado japonês, por sua vez, cresceu apenas 0,2% no período – o pior desempenho dentre os 13 maiores mercados (Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Japão, Holanda, áfrica do Sul, Suiça, Reino Unido e Estados Unidos).
Nosúltimos dez anos, dessa vez considerando o desempenho em dólares americanos, o Brasil mantém a primeira colocação, com crescimento de 16,5% entre 2000 e 2010, seguido de perto pela Austrália, cujo crescimento no período foi de 16,4%.
2010
Considerando apenas o desempenho no ano passado, o mercado de fundos administrados por entidades fechadas de previdência complementar cresceu 11,6% no Brasil. O maior crescimento, porém, foi registrado pela áfrica do Sul, de 14,8%, considerando a moeda corrente.
Ao todo, os ativos administrados dos 13 maiores mercados somou US$ 26,5 trilhões no ano passado, um aumento de 12% na comparação com 2009.
E apesar do forte crescimento brasileiro, o País está em nono lugar dentre os países, com US$ 342 bilhões. Na lista, os Estados Unidos, Japão e Reino Unido lideram, representando 58%, 13% e 9% do mercado, respectivamente.
Fonte: Site UOL Economia
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]