Está claro que estes cartões de pontos, quando os utilizamos sempre que compramos algo nas lojas é para eles nós controlar o que compramos. Eles estão nos seguindo. Sabem o que consumimos e quando. Porém, não deveríamos nós preocuparmos com isso, já que o mesmo poderia nós seguir dentro de um supermercado através de câmaras de vídeo e outra maneiras. Não é esse o ponto.
De qualquer maneira, os portadores de cartões de pontos e fidelidades possuem descontos em alguns produtos e inclusive parcelamentos sem juros. Não se engane, existem bons parcelamentos e ruins. Da mesma forma, devemos pesquisar sempre e usarmos os cartões fornecidos pelos estabelecimentos sempre que possíveis, já que assim ganhamos pontos e podemos trocar-los posteriormente por produtos.
Busque e utilize os folhetos de ofertas
Os famosos flyers. Examine semanalmente a web site dos supermercados próximo a sua residência e busque por ofertas semanais. Os mesmos produtos que fazem parte de sua lista de valores, conforme comentado no artigo anterior (leia aqui). Os produtos que estamos acostumados a comprar são os mais vendidos pelos estabelecimentos, portanto, são os mesmos que estarão mais freqüentemente em ofertas. éóbvio que o que mais se vende, mais se estoca e circula.
Esses folhetos servem para atrair clientes para as lojas a fim dos mesmos efetuarem compras maiores e não tão somente comprar o que está em oferta. Entretanto, nós não vamos deixar que esta pegadinha nos peguem, compramos apenas o que está sendo ofertado com desconto e voltaremos a próxima semana para comprarmos o que nós falta. Talvez estes produtos que nos falta hoje estará em oferta especial amanhã.
Ai a importância de se comprar mais quantidades em ofertas e estocarmos em casa. Deixando os produtos caros nas prateleiras das lojas, e os baratos nas prateleiras de nossas residências.
Compre em quantidade maior sempre que possível
As grandes promoções estão em quantidades maiores, exemplo: leve 6 e pague 4. Valores unitários é a arma de guerra no combate aos preços altos.
Alguns itens são vendidos em diferentes tamanhos e pacotes. A menos que as lojas nos forneça o preço unitário nas etiquetas, você terá que fazer as contas sozinho, através de uma calculadora ou do celular. Hoje em dia todos os aparelhos celulares possuem calculadoras.
A conta é simples: divida o valor total do pacote (embalagem, tamanho etc) pela quantidade unitária (gramas, quilos, peças etc). Essa simples maneira de se calcular as coisas nos permite saber o preço de cada unidade. Uma banana por uma banana independentemente do tamanho da penca de bananas. E leve 6 e pague 4.
Estocagem e/ou armazenamento de alimento
Se você vai ao supermercado toda semana, com uma lista do que você “precisa”, você pagaria mais do que deveria. A idéia é que quando precisar de algo, vá ao armário, e o produto deveria estar lá, na prateleira. Ou ainda, vá ao freezer e encontra a carne que precise, comprada anteriormente quando a mesma estava em oferta.
E ai está a diferença entre comprar o que se precisa e quando necessita, ao invés de comprar apenas as ofertas e estocá-las em casa. Necessita espaço? SIM. Talvez isso seja um investimento comprando um freezer novo ou m armário maior.
Quanto você poderá economizar agindo assim? Não sei. Não posso afirmar algo que não calculei. Mas estimasse que as economias caseiras, quando praticadas corretamente, economizamos algo em torno de 20%. Comprando produtos em ofertas e em quantidade maior, armazenamos uma quantidade para o futuro quando os mesmo já não aparecerão nos folhetos de publicidade.
Obviamente, não compre mais do que você e sua família possa consumir até o prazo de validade do produto. Seja consciente e sábio. O sistema de estocagem de alimentos somente funcionará corretamente se observamos nossa capacidade de consumo e desejo. E em menor escala, já que não somos um restaurante, não consumimos alimentos em grande escala.
Fonte: Finanças Pessoais
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]