Ser independente é uma vontade que surge desde a infância. Os bebês começam a andar a uma distância cada vez maior em relação aos pais e nunca mais param de testar os seus limites. A partir daí começa o desejo de escolher o que quer comer, que roupa irá vestir e, finalmente, as próprias amizades.
Criar os filhos para o mundo não é uma tarefa simples, mas os pais precisam apresentar as ferramentas necessárias para que eles se virem sozinhos. é o que defende a pedagoga Cláudia Fernanda Venelli Razuk, quando afirma que os pequenos já podem executar algumas tarefas e descobrir as suas capacidades desde cedo. Isso contribui para que eles se tornem adolescentes e adultos muito mais responsáveis e organizados.
Confira as dicas da especialista para alimentar uma independência saudável entre você e o seu filho:
O melhor momento para estimular o seu filho é nas atividades do dia-a-dia. Comece cedo, acostumando o bebê a dormir sozinho e a segurar a própria mamadeira.
Um dos erros mais comuns é esperar que a criança domine determinada atividade para permitir que ela faça sozinha. A frustração do erro e a repetição fazem parte do processo de aprendizagem.
A partir dos 3 anos o seu filho já é capaz de organizar a própria caixa de brinquedos. Separar as peças pode ajudar no desenvolvimento do pensamento lógico e atenção do pequeno.
Se o seu filho já tem mais de 10 anos, ensine sobre o valor do dinheiro. Comece com uma mesada que permita que ele compre os doces preferidos ou o álbum de figurinhas. Deixe claro que ele só possui aquele valor para administrar e que se gastar tudo de uma vez, terá que esperar pela próxima mesada.
Aos 15 anos tem início uma fase complicada na vida do adolescente. Ele não é mais tão dependente quanto uma criança, mas também não é tão experiente quanto um adulto. Esse momento exige paciência e compreensão. é preciso dar liberdade para que o adolescente experimente e tire as suas próprias lições. Mostre que a liberdade que ele terá é diretamente proporcional à confiança que ele inspira.
Trabalhar a autonomia dos filhos é um exercício de tentativas. Os pais devem ser pacientes e estar sempre atentos à reação deles. Alguns compreendem tudo com uma simples conversa, outros são mais resistentes e precisam de exemplos práticos. O importante é não desanimar e, acima de tudo, confiar nos seus filhos e na educação que eles receberam.
Fonte: Icatu Seguros
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]