Comprar em mais vezes para garantir pequenas parcelas, nunca mais. A gente se perde nos cálculos e acha que vai dar conta. Mas não vai. Prolongar o pagamento não é solução para nada conta.
Magna faz parte de um contingente de catarinenses que vem colaborando para o aumento do índice das compras a prazo nesta época do ano considerada a melhor modalidade para o comércio. Uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina(FCDL) apontou que, em 2011, entre 60% a 65% das pessoas vão parcelar o pagamento dos presentes.
Dicas para não se endividar
::: Se for parcelar uma compra, opte pelo cartão de crédito no lugar do cheque. Isso garante que o dinheiro não saia antes do previsto.
::: Não esqueça das dívidas que aparecem com a chegada do Ano Novo, como IPTU, IPVA e material escolar.
::: Tenha controle total das suas contas. Não esqueça que você, provavelmente, fará compras em mais de uma loja e isso fará com que as parcelas aumentem no final, por mais que sejam pequenas.
::: Evite sempre usar o limite do cartão. Se puder, tente reduzi-lo. Se não for possível, parcele as compras no menor número de vezes que conseguir.
::: Prefira, sempre, pagar as compras à vista. Evite o parcelamento. No final, a economia será bem maior do que se imagina.
::: Evite compras no carnê. Ele é um incentivo para fazer novas compras na hora de pagar.
::: Aproveite que dezembro ainda nem começou para fazer pesquisas de preços: saia de casa só para bater perna na rua, entrando e saindo de várias lojas e anotando o valor dos itens que encontrar. Quando tiver feito isso, volte para casa e analise os preços pesquisados. Reserve alguns dias para pensar sobre isso: se vale mesmo a pena comprar e se não é melhor substituir o presente.
::: Mesmo que tenha dificuldade, procure sempre pagar a parcela integral do cartão de crédito. Se não, a bola de neve só vai aumentar.
::: Faça uma lista com os tipos de presentes que pretende dar. Assim, você vai direto ao ponto e não corre o risco de comprar coisas a mais, nem de gastar acima do que pode.
::: Priorize as duas parcelas do 13º salário para pagar contas em atraso. Se você não tem dívidas, use o dinheiro para comprar à vista os presentes de Natal.
Fonte: Edu Financeira
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]