Os dados constam das chamadas Tábuas de Mortalidade, divulgadas em dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O instituto também calculou a expectativa de vida por sexo para as diferentes faixas etárias. Em todas elas, a das mulheres supera a dos homens.
EXPECTATIVA
A expectativa de vida ao nascer alcançou 73,5 anos no Brasil em 2010, segundo a pesquisa. Além de ser um indicador da qualidade de vida da população, os dados têm sido usados pela Previdência Social como um dos parâmetros do fator previdenciário usado no cálculo das aposentadorias.
A pesquisa é uma projeção com base na mortalidade calculada em anos anteriores, a taxa de mortalidade infantil e as estatísticas deóbitos. Em 1980, a expectativa calculada pelo IBGE foi de 62,5 anos, o que aponta um crescimento de 11 anos em três décadas. Naúltima década, o crescimento proporcional entre 2000 e 2010 foi de 4,26%.
Fonte: Folha.com
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]