“Se eles compram apenas roupas de marca, não planejam os gastos do orçamento familiar e estão sempre ‘no vermelho’, fica muito complicada a tarefa de educar os filhos na direção de um consumo consciente e responsável”, observa.
Além disso, o especialista sugere evitar levar as crianças para fazer compras, sobretudo no caso das pequenas. Isso porque, explica, para elas é difícil compreender por que os pais não compram o que elas desejam.
Televisão
No geral, explica Mingoni, algumas ações simples podem contribuir para a formação de consumidores conscientes. A questão da televisão é uma delas.
O especialista acredita que não ter o aparelho à disposição no quarto dos filhos é um avanço importante, já que obriga a criança a dividir o tempo que passaria diante da TV com os demais membros da família, o que pode colaborar para desenvolver o espírito de cooperação.
Ao assistir junto com os filhos alguns programas e propagandas, os pais podem aproveitar para conversar sobre o teor deles e levar a criança a ter uma visão crítica daquilo que assiste, sendo que estabelecer limites para assistir TV ou ficar no computador também é saudável.
“Desenvolver a consciência da importância de preparar nossos filhos para não serem alvos fáceis das elaboradas estratégias de marketing é fundamental. A oposição ao consumismo não significa o radicalismo de buscar o consumo zero, mas almeja proporcionar condições para um consumo inteligente e equilibrado, tanto do ponto de vista do orçamento doméstico como dos recursos do meio ambiente”, finaliza.
Fonte: Uol
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]