Sair de casa com o carro requer alguns cuidados na hora de estacionar. Os estacionamentos são uma boa opção para evitar que seu veículo fique na rua correndo riscos, pois você passa a ter mais segurança em relação a roubos e danos, que geralmente são custeados por estacionamentos com seguro. Além dos gastos com estacionamento, ter um carro significa arcar também com custos de seguro para evitar maiores problemas financeiros. Muita gente, na hora do impulso, não pensa nos gastos que virão ao comprar um carro. Por isso, é muito importante pensar e colocar no papel o valor do seguro, do custo médio de estacionamentos que ficam perto do seu local de trabalho, do transporte com metrô, e também do valor que será gasto em combustível. Não se esqueça de checar se existem vagas disponíveis no seu prédio, assim você pode ter uma previsão mensal de quanto vai gastar e ficar mais aliviado no final do mês.
Sobre preços e pagamento
Nos estacionamentos avulsos, os preços não são tabelados e variam de acordo com cada Estado e região da cidade. Dependendo do seu uso, faça as contas do valor por dia em comparação ao valor mensal. A maioria dos estacionamentos oferece desconto para mensalistas. Na hora de pagar a conta do estacionamento, verifique no tíquete o horário de parada e a se a placa do seu veículo está correta. Os estacionamentos têm livre-arbítrio para cobrar fração de hora a mais do tempo de tolerância. O que muita gente não sabe é que, em São Paulo, por exemplo, a Lei nº 13.872 instituída em março de 2010, proíbe a utilização de placas que isentem o estacionamento da responsabilidade em relação ao carro e aos objetos dentro dele. Com isso, se você perceber algum dano ao retirar seu veículo registre boletim de ocorrência em uma Delegacia que servirá de prova em caso de discussão judicial.
Valet (serviço de manobra)
De acordo com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), os serviços de manobra e guarda de veículos devem informar o local onde o carro será estacionado, sendo proibido parar na rua. Estes estabelecimentos também são obrigados a deixarem claro para o consumidor o valor do seguro que cobrem.
– Se estiver ciente do tempo que seu carro permaneceu no estacionamento, a empresa é proibida de cobrar o valor máximo da diária nos casos de perda de comprovante.
– Algumas seguradoras têm convênios com estacionamentos para descontos. Veja com a sua quais os lugares que possuem esta facilidade e economize.
– A melhor forma de manter seu carro totalmente protegido é realizando um seguro. Converse com um corretor e veja a melhor forma de pagamento de acordo com seu bolso.
– Muitos lugares têm um preço alto de estacionamento. Vale checar o preço antes de sair de casa para seu compromisso e ver se até não compensa utilizar transporte público para economizar esse dinheiro.
Fonte: Meu Bolso em Dia
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]