Dá para ser sustentável com estilo. E o melhor de tudo: sem gastar muito dinheiro. Escolher produtos sustentáveis é uma das maneiras de não agredir o meio ambiente e ainda ajuda a gerar renda e inclusão social para populações que, nem sempre, tem acesso ao mercado de trabalho formal, como artesãs, por exemplo. é importante saber a origem dos produtos que consumimos para ajudar a preservar a fauna e flora do planeta e ainda saber onde é investido cada centavo do seu dinheiro na hora de fazer uma compra.
Qual a diferença na minha vida e bolso?
Em alguns casos (nem todos) os produtos ecológicos podem sair mais caro do que os convencionais. Mas para consumir com consciência você não precisa gastar mais dinheiro, você pode adotar algumas atitudes simples, que ajudam o seu bolso e o planeta.
– Se questione da real necessidade de consumir o produto.
– Avalie a embalagem! Veja se pode consumir um produto similar com embalagens que tenham menos impacto na natureza, como o plástico biodegradável.
– Prefira itens que tenham selos como AAO (Associação de Agricultura Orgânica), eles podem representar menor impacto ambiental na produção.
– A moda sustentável pode ser fonte de renda. Se você sabe fazer produtos artesanais com materiais recicláveis, por exemplo, você pode ganhar um dinheiro extra com a venda deles.
– Veja se os tecidos contêm couro animal ou se prejudicaram a fauna e flora de alguma forma durante a sua produção.
– Pesquise sempre! Assim você pode escolher melhor os produtos e encontrar preços melhores.
Como saber se o produto é sustentável
é importante ressaltar que não adianta o produto ser feito com matérias-primas recicláveis se o processo de criação não respeita o meio ambiente. Na etiqueta de cada produto você pode verificar se a marca que você usa tem cuidados para não agredir a floresta e animais, inclusive durante o processo de criação. Para ser considerado ecologicamente correto o produto não pode realizar testes em animais, conter couro ou prejudicar a fauna e flora do planeta.
O PEA (Projeto Esperança Animal) é uma entidade ambiental que elaborou uma lista com as empresas que não realizam testes em animais. Acesse e confira: http://www.pea.org.br/
Curiosidade: Os tecidos ecologicamente corretos podem ser feitos até mesmo de uma garrafa pet e possuem a mesma qualidade. Há marcas que aproveitam de 60% a 70% da borracha de pneu reciclado para fazer chinelos, cintos, bolsas e diversos outros produtos da moda. Por isso, é importante fazer o descarte correto de produtos que podem ser reutilizados.
Fonte: Meu Bolso em Dia
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]