Acumular trabalho, perder prazos, ficar ansioso parecem características de um profissional desorganizado, mas nem sempre são. às vezes, o funcionário mais perfeccionista da equipe pode se comportar da mesma forma, mas na tentativa de apresentar o melhor resultado possível. De acordo com Jeff Szymanski, doutor em Psicologia, em artigo publicado na revista americana Fortune, alguns aspectos de perfeccionismo, como padrões extremamente elevados e uma indiscutível ética de trabalho, são o combustível que levam as organizações (e as carreiras) para a estratosfera. Mas existe o risco de se levar a sério demais, reduzindo a produtividade a ponto de dar a impressão de ser um mau profissional.
Para não ser prejudicado por querer fazer o trabalho bem demais, é necessário ficar um pouco mais tranquilo no dia a dia. Szymanski dá quatro dicas para começar a levar a função um pouco menos a sério (e render mais):
1. Peça informações para os outros: comece pelo seu chefe. Alguns prazos são mais flexíveis que outros e é importante saber quais os mais rápidos e quais precisam de mais dedicação. Enquanto finaliza as tarefas, vá apresentando os rascunhos e andamentos. “Para perfeccionistas isso é muito difícil, afinal eles querem que os outros vejam apenas o seu melhor. Mas pedir opiniões durante o processo ajuda a evitar a visão fechada que faz você perder os prazos”, explica Szymanski. A colaboração pode fazer o produto final ficar ainda melhor.
2. Defina prioridades: “Perfeccionistas tendem a acreditar que tudo tem a mesma importância, mas não é assim”, comenta Szymanski. A dica é escolher as cinco tarefas cruciais e trabalhar nelas, deixando de lado – por um momento – o resto. A questão não é diminuir a produtividade, mas entender que você tem tempo e energia limitados.
3. Considere os outros responsáveis: o psicólogo notou que perfeccionistas insistem em fazer tudo sozinhos porque acreditam que seus subordinados não estão cumprindo as tarefas com o mesmo esforço que eles dedicariam. “Se for esse o caso, é preciso sentar com essa pessoa e deixar claras as expectativas para o trabalho”, orienta Szymanski.
4. Divirta-se mais: perfeccionistas são geralmente tomados pela ansiedade. A dica de Szymanski é parar de se preocupar com a possibilidade de cometer erros, o que ajuda a melhorar o desempenho. “Curtir o que você faz, enquanto está concentrado no objetivo, tira o foco daquilo que poderia sair errado”, explica. Além disso, relaxar para de alimentar o medo e a ansiedade que afastam muitos perfeccionistas de aproveitar todo o seu potencial.
Fonte: Pense Empregos
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]