10/02/2012 Etiqueta profissional: Algumas dicas para você não errar
Para os que acreditam que etiqueta serve apenas para aprender a se portar a mesa e em eventos sociais, ou ainda, que é apenas aquele pedacinho de tecido, costurado na roupa com a marca da grife, estão completamente enganados.
Etiqueta é sinônimo de boa educação. Imprescindível na vida e também no mundo dos negócios. Ser competente é primordial para ter sucesso em qualquer carreira, mas saber se comportar em qualquer situação que se apresente, é da mesma forma importante. Afinal de contas, é a sua imagem pessoal que está em jogo.
Algumas dicas gerais
· Os apertos de mão devem ser firmes. Nada de pegar apenas nos dedos ou deixar a mão mole;
· O beijo no rosto é um comprimento entre amigos, normalmente não utilizado no meio de negócios. Mas se a outra pessoa for na sua direção, aja com naturalidade;
· A pontualidade deve ser um hábito;
· Se precisar sair mais cedo de uma reunião, avise a pessoa que vai presidi-la antes de começar, em particular e saia discretamente;
· Não faça fofocas. Um profissional de verdade tem mais o que fazer;
· Sempre responda às cartas e e-mail;
· Evite o envio de emails de correntes e mensagens no horário de trabalho. Você pode achar “bonitinho”, mas se há trabalho a fazer, não perca tempo com isso;
· Sorria! Ninguém gosta de pessoas que só sabem resmungar e reclamar;
· Use e abuse da simpatia: por favor, obrigado(a), por gentileza, etc.
Algumas dicas para os homens
· Não ande com o paletó jogado sobre os ombros. é um sinal de desleixo;
· Não desabotoe o botão do colarinho e afrouxe o nó da gravata ainda no ambiente de trabalho (espere ao menos chegar no carro);
· Observe o tipo de vestuário utilizado e tente se adaptar, mesmo que você deteste usar gravata. Algumas empresas liberam o uso de roupas menos formais nas sextas-feiras, mas cuidado para não exagerar.
Algumas dicas para as mulheres
· Esmalte descascado nunca! é melhor estar sem esmalte e com as unhas limpas;
· Cuidado com roupas extravagantes, bijuterias exageradas e decotes sensuais;
· Cabelos: Mantenha-os limpos e de acordo com a apresentação que requer a função. Ex: Secretárias e recepcionistas normalmente prendem os cabelos na forma de coque ou rabo-de-cavalo.