O nosso organismo produz alguns elementos tóxicos derivados do oxigênio, chamados radicais livres (estes se formam por influência de fatores como poluição, tabagismo, álcool, consumo excessivo de gordura e açúcar), que fazem com que as células oxidem – a exemplo do que acontece com uma maçã, quando cortada – e têm a capacidade de prejudicar o corpo. Sua ação está relacionada com o envelhecimento precoce, Mal de Parkinson, aterosclerose, reumatismo e traumatismos e estresse.
Para proteger o corpo dos efeitos devastadores dos radicais livres, há os antioxidantes, que previnem o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce da pele. Estudos comprovam que o consumo de frutas e verduras protegem contra os efeitos nocivos da oxidação, tanto pelas grandes quantidades de vitaminas e minerais antioxidantes presentes nelas, quanto pelo alto conteúdo de fibras.
Saiba quais alimentos são ricos em antioxidantes e inclua-os em sua dieta:
Vitamina A: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
Vitamina C: frutas cítricas (laranja, lima, limão), melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate.
Vitamina E:óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
Beta caroteno: verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate.
Zinco: cereais integrais, germe de trigo, peixes, mariscos e crustáceos, carnes, aves e leite.
Selênio: castanha do Pará, germe de trigo, peixes, mariscos, fígado, carnes e aves.
Bioflavonóides: frutas cítricas e uvas.
Licopeno: tomate.
Isoflavona: soja.
Catequinas: frutas silvestres (da família do morango) e chá verde.
Fonte: Busque Qualidade de Vida
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]