Orçamento familiar é algo que precisa ser bem planejado para garantir conforto, estabilidade e a alimentação de duas ou mais pessoas em casa, por isso é tão importante. Esta parte corresponde a ordem financeira da família e precisa ser bem gerido para que não hajam problemas futuros.
O segredo de um bom planejamento familiar é uma boa organização dos gastos. Você deve gastar sempre pensando no que pode pagar agora, e não que talvez possa pagar em alguns meses. Desta forma você apenas está criando dívidas futuras e tende a causar um orçamento ou navegando no limite ou sempre no vermelho, podendo faltar dinheiro para despesas básicas.
O que você pode gastar por mês?
Some uma folha de papel todos os seus gastos mensais. Depois diminua do seu salário. Você vai ter o valor que pode gastar por mês com a diferença do seus gastos com seus ganhos. Seja honesto e some todos os gastos como cigarros, bebidas, plano de saúde, farmácia, parcelas no cartão de crédito, as suas idas na padaria e suas visitas ao supermercado. Sua feira básica deve estar somada nos gastos até mesmo nas pequenas visitas ao supermercado para ter seus gastos reais na tabela.
Como gastar menos e ter um orçamento familiar azul
Uma boa pedida é preferir pagar suas contas a vista. Se você não tem um emprego público, pode não conseguir manter suas contas no azul por muito tempo se uma eventualidade acontecer. Logo, prefira pagar a vista o que puder. Você pode conseguir bons descontos e ainda não ter dívidas nos meses a seguir.
Evite comprar com o cartão de crédito. Prefira sempre pagar a vista. Usar o seu cartão pensando em pagar no fim do mês pode criar um vício: você usa, paga e começa a usar de novo porque não sobra dinheiro vivo. Seu cartão de crédito acaba virando seu salário mensal.
Pesquise preços. Não compre de primeira. Procure diversos locais que vendem o mesmo produto para posteriormente poder levar de fato. Pode ser uma economia de ao menos 1 real, mas no montante geral pode ser mais de R$ 300 a mais por mês.
Fonte: Relacionamento.org
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]