Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam é a falta de disciplina. Todos têm objetivos a serem alcançados, mas a falta de disciplina impede – muitas vezes – essa conquista.
Por conta disso, nos penalizamos ou achamos que não somos disciplinados o suficiente para alcançarmos nossos objetivos. E esse pensamento nos conduz a mais falhas, porque estamos moldando uma mentalidade que não temos a disciplina necessária.
6 Simples passos para combater a falta de disciplina
Aqui está o que fazer quando você enfrentar uma situação como essa:
#1 – Perdoe-se
Você não é perfeito. Ninguém é. Entenda que se recriminar apenas tornará a situação ainda pior.
Respire fundo, lentamente, e deixe isso pra lá. Perdoe-se. E siga em frente.
#2 – Entenda que disciplina é uma ilusão
Mesmo a disciplina sendo um conceito largamente conhecido, ela – na verdade – não existe. Não é uma coisa que você possa realmente fazer.
Pense sobre isso: as pessoas dizem que ter disciplina é se esforçar para fazer algo que não querem fazer. Mas como você faz isso? Que habilidade é necessária?
Não há uma habilidade. Trata-se apenas de se comprometer a fazer algo que você não quer fazer. E isso requer
motivação.
Sem motivação, você não será capaz de se comprometer com absolutamente nada. Então a motivação é o principal conceito. E isso é algo real, que você pode aprender como fazer.
#3 – Foque na motivação
Qual a sua motivação para perseguir determinado objetivo? Como você mantém a motivação quando está fazendo um grande esforço?
Tenha motivações bastante fortes para fazer algo. Quando as coisas ficarem complicadas, lembre-se de sua motivação. Foque nisso.
Ela vai te colocar pra frente – que é mais poderoso do que tentar focar no esforço da disciplina.
Ao invés de tentar ficar se controlando para não gastar (apenas porque economizar é importante), lembre-se que qualquer despesa supérflua vai te afastar do carro que pretende trocar, da tão sonhada viagem ou mesmo da sua casa própria.
Focar no que te motiva é bem mais efetivo que focar no esforço exigido pela disciplina.
#4 – Torne mais fácil
A disciplina é árdua porque qualquer que seja a tarefa que você pretende fazer, ela é dura. Ao invés disso, torne essa tarefa mais fácil. Remova barreiras.
Você está tendo dificuldade em se exercitar? Torne isso fácil, exercitando-se apenas por 5 minutos.
Mas qual a utilidade em se exercitar por apenas 5 minutos?
Você estará criando um hábito, e não entrando em forma da noite para o dia. Os 5 minutos de exercício terá um mínimo impacto na sua saúde, mas fará com que se exercitar se torne super fácil.
Se você conseguir fazer isso por 30 dias consecutivos, terá agora um hábito de exercício.
Você detesta se acordar cedo para ir à academia? Exercite-se em casa. Malhe no horário de almoço ou após o trabalho.
#5 – Foque no prazer
é difícil se esforçar – para ter disciplina – quando você detesta fazer algo.
Se você detesta correr ou malhar, tente fazer isso ouvindo uma boa música ou encontre um amigo para se exercitar contigo. E foque nesse aspecto divertido.
Encontre meios de transformar suas tarefas em algo divertido e sempre mantenha o foco no que te motiva a fazer aquilo, e não em simplesmente “fazer porque tenho que fazer”.
#6 – Repita
Você certamente vai deslizar algumas vezes, não importa quão disciplinado você seja. Infelizmente as pessoas tendem a interpretar isso como se não tivessem disciplina, e então elas se recriminam e desistem.
Bem, isso é apenas um obstáculo no caminho. Levante-se, sacuda a poeira e faça novamente. Comece do passo #1 e faça tudo novamente.
Fonte: Quero ficar rico
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]