Uma alternativa para diminuir um pouco as despesas com a lista de presentes é o amigo secreto, ou amigo oculto. Nessa brincadeira, todos podem ganhar presentes ou lembrancinhas sem gastar muito.
Organize
Antes de sortear quem vai ser o amigo secreto de quem, procurem conversar e estipular um valor médio que caiba no bolso de todos. Com isso, cada um pode avaliar o seu orçamento e decidir se vai participar da brincadeira ou não.
A dica é: não deixe tudo paraúltima hora! Dessa forma você terá tempo para pesquisar os preços com calma e aproveitar promoções e descontos.
Antes de decidir pela compra, seja ela à vista, no cartão de crédito ou parcelada, pense nas suas despesas e gastos mensais, nas suas reservas e no seu momento de vida.
A compra a prazo ou parcelada pode ser uma boa opção quando você não possui a quantia necessária para comprar o produto, mas poderá arcar com esse gasto quanto chegar sua fatura do cartão de crédito. Não deixe de fazer as contas dos juros embutidos nas compras parceladas.
A compra à vista é vantajosa quando você possui reservas para pagar o valor total do produto e ainda pode conseguir um desconto, sem apertar o orçamento. Mesmo tendo o dinheiro para comprar à vista, veja se ele não vai lhe fazer falta no futuro, principalmente no começo do próximo ano.
Fazendo o bem
Você pode aproveitar a época de renovação para doar roupas e coisas que não usa mais para pessoas mais carentes ou entidades.
Outra forma de ajudar é por meio de campanhas, onde você pode adotar as cartinhas enviadas por crianças carentes. Mas lembre-se de anotar essa despesa no seu orçamento, para não se enrolar depois. Assim você se diverte, faz o bem e ainda mantém o bolso em dia.
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]