Veja mais dicas para combater o envelhecimento
Selênio para combater o envelhecimento
O coração perde força e, em consequência, bombeia menos sangue para o resto do organismo, diminuindo a disposição geral. A partir dos 60 anos se acentuam as doenças cronicodegenerativas, como a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doenças cerebrovasculares, declínio cognitivo, osteoporose, osteartrite e depressão, como relata o geriatra Rodolfo Schneider. “Também aumenta a necessidade do uso de medicações e o risco de eventos adversos relacionados a eles.”
Nutrição
A perda de massaóssea e força muscular que antes equivalia a 10% por década, a partir dos 60 anos, é de 10% por ano. Além disso, há perda expressiva de ferro e cálcio. Os alimentos mais indicados, conforme a nutricionista Mônica Dalmácio, são as proteínas de boa qualidade e procedência, carboidratos integrais, que já são recomendados nas décadas anteriores, e alimentos antioxidantes (verdes folhosos, frutas, verduras e legumes), que combatem o envelhecimento natural. “é indicado o consumo de leites e derivados no café da manhã e no lanche (alimentos ricos em cálcio) e carne vermelha magra e fígado (ricos em ferro).”
Atividade física
A incidência aumentada de problemas de saúde, nesta fase, torna recomendável a consulta ao médico para definição da atividade física, de acordo com o perfil de saúde de cada um nessa altura da vida. De modo geral, porém, atividades na água e caminhadas geralmente não têm contraindicações. “é necessário aumentar e dar prioridade a práticas que melhorem a flexibilidade e a força, e como meio de viabilizar as tarefas diárias como dirigir, subir escadas, atravessar a rua”, enfatiza o preparador físico. Alexandre lembra ainda que a partir dessa faixa etária aumenta a incidência de queda por fraqueza muscular e começa a haver falta de amplitude nos movimentos cotidianos.
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]