Entretanto o sonho de um dia morar na praia ou conhecer o mundo quando se aposentar, ou ainda comprar um barco e pescar o dia inteiro, costuma estar na mente da maioria das pessoas. Essa afirmação é facilmente comprovada quando você, que está lendo este artigo, para um pouquinho e pensa: o que pretendo fazer quando parar de trabalhar?
Independente da resposta, provavelmente será algo agradável e que traz um sorriso nos lábios. E que bom ter sonhos! Porém para realizá-los é preciso ter umótimo plano… E atitude!
Pegando o exemplo de quem deseja morar na praia, há perguntas que precisam ser respondidas: Qual será escolhida e o que sabe sobre ela? Quanto é o custo de vida lá, tanto na alta como na baixa temporada? A moradia vai ser alugada ou comprada? Como é a prestação de serviços médicos e hospitalares? Já pensou no trânsito? Lazer?
Essas e outras questões exigem um pouco de pesquisa, mas algo importantíssimo a ser considerado é se o valor de sua aposentadoria poderá suprir todas as suas necessidades futuras. O conselho de especialistas é quase o mesmo: comece jovem a pensar em como deseja ser sua velhice. Lembre-se que quem deseja chegar bem fisicamente aos 60 anos deve começar cedo a se cuidar, praticando exercícios e se alimentando corretamente. Assim também funciona com as finanças. Se quiser ter uma renda adequada para o futuro, comece agora com atitudes e ações que possam garantir isso.
Existem pessoas que não querem somente depender do sistema público, e com razão, e alguns se sentem mais seguros colocando o dinheiro na poupança; outros compram imóveis, ou investem em títulos do Tesouro Público. Há os que possuem investimentos na Previdência Privada. Enfim, cada um a sua maneira deve pesquisar e fazer cálculos considerando a rentabilidade de cada caso e, com base em seu perfil, adquirir o que melhor se adapta a sua necessidade. Ah, e que todos têm em comum? O desejo de usufruir dias melhores e por que não debaixo de uma sombra com água fresca?
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]