1 – Faça um diagnóstico das finanças – Na área financeira, muitas pessoas não sabem sequer o destino que o dinheiro está tomando. Para eliminar esse problema, nos próximos 30 dias, anote todas as suas despesas, inclusive o cafezinho, separando-as por categorias (lanches, transporte, mercado, etc.).
2 – Descubra quais são os sonhos de sua família – Faça uma reunião descontraída com toda a família, inclusive as crianças, e deixe cada um falar dos seus sonhos. Depois, anote pelo menos três de cada pessoa, separando-os em curto, médio e longo prazos, com o valor exato de cada um.
3 – Priorize o orçamento financeiro – Escreva todos os ganhos da família, diminua o valor para realizar os sonhos e o que sobrar será o dinheiro para as despesas. Pegue o diagnóstico e veja se encaixa com o valor planejado para as despesas. Caso a conta não bata, comece a repensar sobre o padrão de vida.
4 – Pratique o consumo consciente – A família precisa repensar todos os atos de consumo. Antes de sair para o supermercado, fazer uma lista de compras, pesquisar preços e experimentar produtos novos. Em vez de sair todos os finais de semana para comer pizza, poderá variar com outras atividades prazerosas e com menos custo, como assistir um filme em casa com pipoca. Esses são apenas alguns exemplos de mudanças que podem ocorrer em casa.
5 – Agora é só poupar – Pronto, estando com o orçamento elaborado e os valores necessários para cada sonho, começa o compromisso de todos os meses guardar os valores que foram planejados.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]