1 – Faça um diagnóstico das finanças – Na área financeira, muitas pessoas não sabem sequer o destino que o dinheiro está tomando. Para eliminar esse problema, nos próximos 30 dias, anote todas as suas despesas, inclusive o cafezinho, separando-as por categorias (lanches, transporte, mercado, etc.).
2 – Descubra quais são os sonhos de sua família – Faça uma reunião descontraída com toda a família, inclusive as crianças, e deixe cada um falar dos seus sonhos. Depois, anote pelo menos três de cada pessoa, separando-os em curto, médio e longo prazos, com o valor exato de cada um.
3 – Priorize o orçamento financeiro – Escreva todos os ganhos da família, diminua o valor para realizar os sonhos e o que sobrar será o dinheiro para as despesas. Pegue o diagnóstico e veja se encaixa com o valor planejado para as despesas. Caso a conta não bata, comece a repensar sobre o padrão de vida.
4 – Pratique o consumo consciente – A família precisa repensar todos os atos de consumo. Antes de sair para o supermercado, fazer uma lista de compras, pesquisar preços e experimentar produtos novos. Em vez de sair todos os finais de semana para comer pizza, poderá variar com outras atividades prazerosas e com menos custo, como assistir um filme em casa com pipoca. Esses são apenas alguns exemplos de mudanças que podem ocorrer em casa.
5 – Agora é só poupar – Pronto, estando com o orçamento elaborado e os valores necessários para cada sonho, começa o compromisso de todos os meses guardar os valores que foram planejados.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]