Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
03/10/2016

6 questões financeiras que você deve resolver antes de casar

O casamento é, além de uma festa caríssima, um compromisso que comprometerá, inevitavelmente, todos os aspectos da sua vida. Cerimônia, festa, recepção e votos não são osúnicos itens a riscar em uma lista de planejamento antes de “juntar os trapos”.

Boa parte dos casais acabam deixando de lado os assuntos relacionados a dinheiro, acreditando que eles simplesmente se resolverão depois da união. Mas isso não acontece, e essa postura pode criar problemas que serão evidenciados todas as vezes que o casal precisar tomar uma decisão importante que envolva usar as finanças.

Para evitar surpresas e discussões desagradáveis veja uma lista com 6 questões financeiras que devem ser resolvidas antes do casamento:

1. Qual sua dívida atual? O casal deve se sentar e listar todas as dívidas de ambos os lados, incluindo balanços, cartões, hipotecas, empréstimos, financiamentos e possíveis pensões de casamentos anteriores. O exercício pode abrir os olhos das pessoas que se casarão, ainda que o resultado seja assustador.

2. Qual o significado da sua renda para você? A maneira de enxergar o dinheiro varia de pessoa para pessoa, e pode divergir entre os dois lados do relacionamento. Há quem relacione a própria autoestima ao dinheiro que tem no banco, e isso pode ser uma questão chave ao se envolver com outra pessoa em um casamento. Um exemplo: qual seria o seu nível de conforto se seu parceiro ou parceira ganhasse o dobro de você? é praticamente impossível que os dois salários sejam iguais, então é importante esclarecer todas essas questões em uma conversa séria antes de mais nada.

3. Você é um “gastão” ou um “economizador”? Mudar hábitos criados durante toda a vida pode ser uma tarefa absurdamente difícil, por isso, é importante saber qual o perfil do parceiro previamente, inclusive porque muitas compras serão ligadas a ambos. é importante balancear as personalidades e adequá-las à renda.

4. Como será a organização do dinheiro? Conta conjunta? Finanças separadas? Esclareçam a forma como as finanças e investimentos serão gerenciadas antes de casar. De acordo com a empresa, também é ok ter os dois tipos de contas: uma conjunta e duas em separado – sendo uma para os gastos domésticos e as outras para os pessoais. Tudo depende do perfil do casal.

5. Como nos aposentaremos? é importante definir, dependendo do perfil de trabalho de cada um, se haverá planos de previdência privada ou outros tipos de investimento, e se cada um contribuirá com a aposentadoria do parceiro. Compreenda os planos futuros de ambos os lados.

6. Como os sonhos de cada um afetarão as finanças? Filhos, viagens, casa, carro… Nem todas as pessoas possuem as mesmas ambições, metas e sonhos. Antes de casar, é importante saber se estão alinhados, e como a renda familiar será comprometida por cada um deles. Um exemplo é pensar na possibilidade de uma das pessoas acabar saindo do emprego para cuidar de eventuais filhos: nesse caso, adaptações seriam essenciais.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido