Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 57, em 2015
Manoel se aposentou – mas ainda atua na GDF Suez Energy Brasil como conselheiro fiscal – e escolheu curtir a aposentadoria com tranquilidade no município de Maricá/RJ
Acostumado ao trabalho desde jovem, o aposentado Manoel Eduardo Bouzan de Almeida encerrou a vida laboral apenas em 2011. Porém, não desligou-se totalmente das empresas da GDF Suez Energy Brasil, onde exerceu suas atividades, hoje ele é conselheiro fiscal – suplente da Tractebel Energia e efetivo da Energia Sustentável do Brasil. “Desde garoto sempre gostei de trabalhar, e obtive a carteira de trabalho que, na época, era uma carteira especial para menores de idade. Em seguida lendo o jornal nos classificados, encontrei um anúncio para uma vaga de auxiliar de escritório na empresa Mundial, onde trabalhei por 27 anos exercendo outras funções”, explica.
Durante o período na Mundial, Manoel formou-se em contabilidade e fez cursos de especialização. Em 1995 recebeu convite para trabalhar como contador no setor elétrico numa empresa do extinto Banco Nacional (Nacional Energética), oportunidade que o levou para a Tractebel do Brasil Ltda, em 1998. “Trabalhar no grupo foi muito importante para a minha vida pessoal e profissional. Participei de diversos processos de estudos e projetos para licitações no setor e conheci diversas pessoas amigas que me ajudaram a vencer dentro do Grupo, nós éramos como uma família, estávamos juntos e unidos nos compromissos e festejos, até hoje ainda mantenho firme a amizade de todos”, conta.
Natural do Rio de Janeiro/RJ, o carioca escolheu a cidade Maricá/RJ, na região metropolitana do Rio, para aproveitar a vida na aposentadoria com a esposa Ana Maria de Abrantes, com quem é casado há 35 anos e tem dois filhos, Rodrigo e Renata. “Logo após a aposentadoria fiz uma viagem pela Europa, mas gostamos muito de visitar as regiões serranas do Brasil, já fomos para a Serra Gaúcha, Campos de Jordão em São Paulo e cidades serranas aqui no Rio. Agora planejamos uma viagem para Minas Gerais, região das águas minerais”, diz.
Mesmo com as funções como conselheiro, Manoel conta que ele e a esposa são muito caseiros, e gostam de curtir a vida em Maricá. “Gosto de ler, me atualizo com as notícias na internet e tenho minhas plantações, nada que me prenda muito. Gosto bastante de futebol, então como agora moro longe dos estádios assisto os jogos na televisão. Converso com os vizinhos e quando posso me encontro os amigos de trabalho na sede da empresa para por o papo em dia, tomar aquele café e sairmos para almoçar”, comenta.
A importância da Previdência Complementar
“Sou muito grato à GDF Suez Energy Brasil por ter conseguido incluir seus funcionários em um plano de previdência complementar (PREVIG). Com isso, tenho a tranquilidade de projetar o futuro. é uma renda mensal que ajuda bastante no orçamento e planejamento familiar”
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]