Já parou para pensar na relação entre dinheiro e saúde (física e psicológica)? Manter as contas em dia é fundamental para garantir a harmonia familiar e fugir de uma série de complicações que o endividamento pode causar. Não é segredo que o mal-estar nas finanças pode gerar ansiedade, estresse, depressão, baixa produtividade no trabalho, problemas de relacionamento familiar, perturbações durante o sono etc.
Nosso bem-estar físico, mental e financeiro está relacionado. Quando nossas finanças estão no azul e conseguimos poupar parte de nossa renda, vários outros aspectos de nossa vida vão bem. O contrário também é verdadeiro: ficar no vermelho traz transtornos. Por isso, livrar-se de dívidas torna a percepção das pessoas sobre suas vidas melhores, além de contribuir para aspectos mentais e emocionais importantes para o bem-estar. Além disso, com o estímulo ao consumo e a oferta de crédito o cenário pode tornar-se propício ao impedimento. Muito cuidado com despesas extras.
Siga acompanhando nossas dicas de educação financeira e previdenciária nesta Copa do Mundo e participe do Quiz que será divulgado no dia 12 de julho.
Confira as dicas anteriores:
01 – Cartão Vermelho
02 – Pênalti
Fonte: A Escolha Certa
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]