Diante de tantos impasses econômicos, planejar uma viagem para o exterior requer muita cautela. Para quem não abre mão de conhecer novos lugares mesmo em tempos austeros, o Brasil é repleto de destinos incríveis para serem explorados.
Se você deseja, por exemplo, fazer uma viagem para a Europa, mas acha que não é a hora certa, algumas regiões por aqui lembram muito as cidades do continente europeu e podem ser opções mais viáveis no momento.
Confira algumas opções que lembram e muito a arquitetura, gastronomia, música e outros aspectos culturais do velho continente:
Gramado (RS) – Um dos destinos mais famosos do inverno brasileiro. A região tem influência italiana e possui um dos principais roteiros gastronômicos e culturais da região Sul do país. O clima mais ameno e a arquitetura europeia fazem com que qualquer se sinta na Europa.
Canela (RS) – Também no Rio Grande do Sul, Canela atrai muitos turistas principalmente nos meses mais frios do ano. A gastronomia é outro ponto forte da cidade.
Campos do Jordão (SP) – Conhecida como “Suíça Brasileira”, a arquitetura da cidade, o clima mais ameno e o verde das montanhas fazem lembrar o país europeu. O destino é muito procurado pelos turistas no inverno, mas em dezembro, por exemplo, a cidade recebe a Exposição de Natal, que vale a pena conhecer também.
Domingos Martins (ES) – é o município mais procurado da região serrana do Espírito Santo. A cidade fica perto da capital Vitória e tem arquitetura que lembra a Alemanha. O município foi colonizado por imigrantes alemães e italianos.
Penedo (RJ) – Conhecida como a “Finlândia Brasileira”, a cidade não tem essa fama à toa. A região é a principal colônia finlandesa do Brasil fora do sul do país e isso reflete na arquitetura da cidade, marcada por casinhas coloridas e muitas flores. A cidade também abriga a Casa do Papai Noel, muitas fábricas de chocolates e tem a vegetação predominada por araucárias
Petrópolis (RJ) – Cidade charmosa que exala requinte, a região possui arquitetura preservada da época em que Dom Pedro II passava longas temporadas por lá.
Blumenau (SC) – Famosa por receber a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, a cidade é conhecida como capital brasileira da cerveja.
Joinville (SC) – Mistura de Alemanha com Noruega e, mesmo não tendo uma festa da cerveja como Blumenau, atrai muitos turistas o ano todo. Em julho, o município recebe o famoso Festival de Dança.
Visconde de Mauá (RJ) – Fronteira com o Parque Nacional de Itatiaia, Visconde de Mauá possui natureza preservada e tem forte influência da cultura alemã.
Holambra (SP) – O nome já diz tudo. Holambra é uma cidade que pode fazer você se sentir um pouquinho na Holanda. Por lá, muitas coisas lembram o país europeu, as flores, os moinhos, as casas e até a comida. A cidade é conhecida como a capital nacional das flores e promove todos os anos a Expoflora – maior exposição de flores da América Latina.
Monte Verde (MG) – O pequeno município no sul de Minas Gerais foi fundado por um casal de imigrantes da Letônia. Os dois, ao fundarem a cidade, trouxeram para cá um pouco da terra natal. O clima mais ameno e as pousadas charmosas são um convite para conhecer a região.
Nova Petrópolis (RS) – Cidade colonizada por alemães e parada obrigatória para quem quer conhecer a Serra gaúcha. A região é umótimo programa para um passeio de um dia.
Bento Gonçalves (RS) – Famosa por abrigar algumas das maiores vinícolas do país e conta também com bons restaurantes. Os vinhedos da cidade, por exemplo, lembram muito a cidade de Toscana, na Itália.
Fonte: Revista Exame
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]