O que é uma vida rica, plena e equilibrada para você? Falamos sempre que estes conceitos variam muito de pessoa para pessoa, não é mesmo?
Há alguns pontos, porém, que inegavelmente são fundamentais para que a vida de qualquer um de nós esteja bem equilibrada. No mundo ideal eles precisam ter pesos de certa forma semelhantes para que a balança da vida não penda demais para um lado ou outro, para que o nosso círculo diário, tal como uma pizza, fique preenchido perfeitamente e não com buracos que farão falta!
Vejamos estes pontos: saúde física, saúde mental, saúde financeira e relacionamentos.
Pense que sempre que um deles não vai bem, os outros acabam de certa forma sendo afetados também. E sempre que nos dedicamos demais a um só deles, acabamos negligenciando um pouco todos os outros. Complicado, né?
Mas calma que dá para equilibrar um pouco melhor!
Saúde física
A saúde física é a base para todo o resto na vida. Podemos ter dinheiro, amigos, diversas possibilidades a escolher, mas se estivermos com a saúde debilitada nada disso será suficiente para preencher o restante.
é importante, portanto, que façamos um exame de consciência agora para saber o quanto temos cuidado de nossa saúde física. Isso significa especialmente adotar uma alimentação mais saudável, realizar exames de rotina e praticar exercícios físicos.
Saúde mental
A saúde mental e a saúde física são quase “irmãs siamesas que dividemórgãos importantes”. Uma depende da outra para continuar bem!
A forma como cuidamos de nossos pensamentos acaba gerando reflexos comprovados cientificamente para nossos corpos, portanto, é fundamental cuidar bem do que pensamos, cultivar boas ideias, nos afastar ao máximo de notícias negativas e de pessoas tóxicas. Muitas das pessoas bem sucedidas adotam práticas como a meditação, fazem exercícios de auto-conhecimento constantes, e acreditam que há muito mais do que um mundo físico que precisa ser cuidado. Independente do que você acredite, é fundamental entender que não somos apenas aquilo que conseguimos ver.
Saúde financeira
Por que esta parte é tão importante quanto a saúde física ou mental? Simplesmente porque é impossível ficar equilibrado e tranquilo quando há problemas financeiros nos preocupando.
Mais do que conquistar riqueza ou multiplicar investimentos, este ponto se relaciona a questões básicas que muita gente ainda não consegue resolver, como gastar menos do que ganha, não ter um padrão de vida superior ao que pode manter, não fazer dívidas sem sentido, poupar para uma reserva de emergência.
Veja que são pontos básicos, mas infelizmente na maior parte das escolas eles ainda não são ensinados. E nem em casa, quando os pais ou tutores não os aprenderam durante a vida. E como podem fazer diferença no equilíbrio de uma família! Portanto, se com relação a esta parte, você já conquistou certo conhecimento, que tal aproveitar e repassá-lo a quem ainda não conseguiu?
Relacionamentos
Finalmente, vamos falar daúltima parte do círculo da vida: relacionamentos. As pessoas com quem nos relacionamos são responsáveis por muito do que vivemos.
Desde que éramos crianças, aprendemos uma série de coisas com nossos pais que carregamos até hoje no inconsciente. E dependendo das pessoas com quem convivemos, tendemos a ver a vida de formas tão diferentes que chega a ser inacreditável!
Todos estes pontos têm a ver com relacionamentos, pois dependendo de quem tivermos ao lado de forma constante, tenderemos a pender mais para um lado ou para outro.
Procure, portanto, escolher melhor com quem conviver, ter mais discernimento de quem deve ouvir ou apenas ignorar, procurar quem venceu batalhas que você enfrenta hoje ou chegou onde você gostaria de estar.
Fonte: Dinheirama
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]