O café é uma bebida preparada a partir de grãos de café torrados. Ele já é apreciado há séculos, desde o século XV. Hoje, os grãos de café são cultivados em mais de 70 países e ele é considerado a segunda bebida mais consumida em todo o mundo.
Sua popularidade é tão grande que nosúltimos anos a quantidade de pesquisas realizadas para descobrir se o café faz bem à saúde cresceu absurdamente, e os resultados dos estudos podem ser surpreendentes.
1. é repleto de antioxidantes
Embora apenas uma xícara não contenha uma grande concentração, se você juntar todas que bebeu durante o dia pode se tornar uma boa soma.
Mas o destaque está nas grandes quantidades de antioxidantes do café, que no organismo eles ajudam a combater os radicais livres que podem provocar uma série de doenças como as cardiovasculares, diabetes e até câncer, além de contribuir com o envelhecimento precoce. A sua quantidade de antioxidantes é tão expressiva que supera a de muitas frutas com antioxidantes que consumimos.
2. Estimula a inteligência
A cafeína ajuda você a se manter acordado, mas trabalha também para melhorar a sua inteligência. Ela é um estimulante, e no cérebro ela é capaz de bloquear os efeitos de adenosina, que é considerado um neurotransmissor inibitório. Quando esse bloqueio é feito, a cafeína aumenta o disparo neuronal no cérebro e a liberação de outros neurotransmissores como a dopamina e a norepinefrina.
O resultado é uma melhora temporária na memória e função cerebral geral, níveis de atenção, tempo de resposta e até no humor. Todos esses efeitos foram comprovados através de estudos.
3. Reduzir o risco de doenças neurodegenerativas
O café melhora a sua memória a curto e longo prazo também, protegendo os impactos causados pelo envelhecimento e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
De acordo com estudos, os consumidores de café apresentaram até 60% menos chances de desenvolver doença de Alzheimer e demência, uma das doenças mais comuns no mundo.
Já o Parkinson ocupa o segundo lugar no ranking, e é causado pela morte de neurônios geradores de dopamina no cérebro. Estudos mostraram que pessoas que bebem café podem diminuir o risco de desenvolver Parkinson. O percentual varia entre 32% e 60%.
4. Pode melhorar a saúde do coração e prevenir doenças cardiovasculares
Estudos recentes mostraram que o consumo de três ou quatro xícaras de café, com ou sem cafeína, foi capaz de diminuir o percentual de mortes relacionadas a doenças cardiovasculares em 19% e doenças cardiovasculares em 15%. Isso é possível porque o café é uma fonte significativa de antioxidantes do tipo cafestol e kahweol, que são compostos diterpênicos apontados por promover equilíbrio nos níveis de colesterol. Além disso, beber café faz bem à saúde porque diminui os riscos de insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e arritmia cardíaca.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]