Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

8 problemas de saúde com origem na sua vida financeira

Você sabia que problemas de saúde também podem ter origem na sua situação financeira? Quem tem a vida financeira organizada, não gasta mais do que ganha e não tem dívidas, está indiretamente cuidando da saúde.

Vários estudos encontraram evidências de que a preocupação gerada por dificuldades de pagar contas e o acúmulo de dívidas pode prejudicar o bem estar dos indivíduos e até se propagar para os relacionamentos familiares, pessoais e impactar a produtividade profissional.

Portanto, organizar o orçamento e ter um plano de investimentos é também uma questão de saúde.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores das Universidades do Arizona (University of Arizona) e Virginia (Virginia Tech University) sobre os efeitos negativos do descontrole financeiro sobre a saúde das pessoas, 82,5% dos entrevistados relataram ter sofrido algum problema de saúde ocasionado pela sua situação financeira.

A maioria dos entrevistados (62%) tem 45 anos ou menos. Entre as principais doenças causadas pelo descontrole financeiro citadas nos estudos, destaco as oito mais recorrentes:

  1. Estresse profundo: 46,3%;
  2. Preocupação, nervosismo, tensão e ansiedade: 11,9%;
  3. Depressão: 10%;
  4. Distúrbios do sono e insônia: 9,2%;
  5. Dores de cabeça e enxaqueca: 7,3%;
  6. Pressão alta e hipertensão: 7,2%;
  7. Distúrbios alimentares acompanhados de ganho ou perda de peso: 3,5%;
  8. Distúrbios digestivos e dores de estômago ou abdominais: 2,9%.

Apesar desses dados, sozinhos, serem alarmantes, a saúde das pessoas não é afetada apenas por doenças relacionadas ao estresse financeiro. O descontrole na vida financeira também pode impossibilitar o custeio de um tratamento médico que se faça necessário em algum momento ou deixar de pagar o plano de saúde.

Assim sendo, para se manter saudável não basta apenas dar importância à alimentação, fazer atividades físicas e ter boas horas de sono. é preciso cuidar das finanças!

Para ter controle sobre o dinheiro que é gasto, você pode utilizar planilhas, blocos de anotações e até aplicativos para celulares e tablets. Escolha a ferramenta que seja mais conveniente para você na tarefa de manter o orçamento em dia e mãos à obra.

No início, o planejamento dos gastos e o controle dão mais trabalho e exigem um esforço maior. Leva de seis meses a dois anos para colocar as contas em ordem e reduzir as dívidas.

Você vai precisar de uma hora por dia para chegar a um controle rigoroso, anotando cada gasto. Por isso, quanto antes encarar a “fera”, melhor. Quanto mais tempo você adiar para mudar esta situação, maior será a bola de neve.

Porém, depois a decisão se torna um hábito e o controle fica muito mais automático. Nesta fase, você não vai precisar mais do que uma hora por semana para acompanhar o fluxo de dinheiro: o que entra e o que sai.

Segundo pesquisa realizada pelo SPC-SP (Serviço de Proteção ao Crédito de São Paulo), mais de 80% da população declara ter pouco ou nenhum controle sobre seus gastos pessoais.

O resultado, apesar de preocupante, não surpreende. O fato de o Brasil investir muito pouco em educação financeira explica esse comportamento. Contudo, esse descuido com o dinheiro pode trazer consequências graves, conforme vimos neste texto.

Pessoas com a vida financeira equilibrada, que possuem reserva para as emergências e dinheiro investido, conseguem se programar para tirar férias e realizar objetivos no futuro e, consequentemente, têm melhor qualidade de vida e menos problemas de saúde.

Não está na hora de arregaçar as mangas e organizar as contas? Vale a pena dedicar algum tempo nesta tarefa. Pense sempre que cuidando das suas finanças você está cuidando da sua saúde também!

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido