Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Aumenta a participação dos idosos e sua importância econômica na população

O rendimento do idoso já corresponde a 21% da massa de renda dos brasileiros e atingiu R$ 446 bilhões no ano passado, mostrando o potencial de consumo da população com mais de 60 anos.

“Apesar disso, essa população ainda é mal contemplada tanto em termos de política pública quanto na oferta de produtos”, diz a diretora do Instituto Opinião, Rachel Monteiro, que realizou a pesquisa em parceria com o Instituto Data Popular. “Esse é o segmento da população que cresce mais rapidamente no Brasil. O país alcançou em dez anos um crescimento da faixa etária que a Europa, por exemplo, levou cem anos para alcançar”, acrescenta Rachel.

A pesquisa aponta que o número de idosos saltou de 15,4 milhões em 2003, para 22 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no ano passado, representando 11% da população brasileira. De acordo com projeção dos institutos a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número tende a quadruplicar até 2050, chegando a 69 milhões de idosos em 2053.

Segundo Rachel, o motivo para essa expansão é a combinação da queda da taxa de natalidade brasileira e o prolongamento da expectativa de vida, que se reflete também na qualidade de vida. Tanto que, quando questionados sobre a melhoria da vida noúltimo ano, 69% dos entrevistados disseram que a vida melhorou. Isso significa que, de cada 10 pessoas, 7 se mostraram mais satisfeitas.

Os idosos acreditam que o esforço pessoal e a fé são fatores que mais contribuem para a melhora de vida, o que representa 44% e 42%, respectivamente.
Já quando questionados sobre expectativa de melhora da sua vida no próximo ano, os idosos se mostram menos otimistas que os demais brasileiros em relação ao futuro. Os dados revelam que 79% estão otimistas, contra 89% dos brasileiros em geral.

Segundo a diretora do Instituto Opinião, a pesquisa apontou que cada geração de idosos têm perspectivas e interesses muito diferentes, sinalizando a necessidade de adequação dos serviços e produtos que lhes são direcionados. A metodologia da pesquisa considerou dados coletados pelos dois institutos, além de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e do Censo Demográfico do IBGE.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido