COMPROMETIMENTO DE EQUILíBRIO – O cérebro recebe informações de músculos e labirinto, para manter o equilíbrio. Acima dos 60 anos de idade, essas mensagens demoram a chegar e causam desequilíbrio. Por isso, adapte a casa com barras de apoio.
FALTA DE CONTROLE DA PRESSãO – O organismo trabalha o tempo todo para manter a pressão sanguínea estável. Mas esse sistema pode ficar desregulado nos idosos, fazendo com que a pressão caia com estímulos pequenos, como levantar-se de uma poltrona ou do vaso sanitário. As barras de apoio ajudam.
PERDA DE MASSAóSSEA – As mudanças hormonais fazem com que os ossos diminuam a capacidade de reterem cálcio, fiquem mais porosos e fracos. As vértebras, a bacia e o punho são os mais suscetíveis às fraturas. A prática de exercícios e os suplementos alimentares ajudam.
DIFICULDADE VISUAL – Entre os problemas oculares que comprometem o deslocamento estão a catarata e a degeneração macular, que afeta a visão central. O acompanhamento médico pode evitar que essas doenças avancem.
PERDA DE CAPACIDADE MUSCULAR – Com o passar dos anos, tanto a massa muscular quanto a força diminuem. Acima dos 65 anos de idade, a perda da força cai de 24% a 45% com relação à de uma pessoa com 20 anos. A solução é a prática de exercícios físicos para ganho de massa muscular.
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]