Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Combustível: como economizar?

Todos os cidadãos brasileiros têm acompanhado a alta dos preços dos combustíveis e há uma pergunta que não quer calar: em época de crise, o que fazer? Alguns afirmam que já estava difícil antes… Imagine agora!

O momento atual exige que as famílias aprendam definitivamente a planejar seus gastos para evitar “furos” no fim do mês. Com a gasolina mais cara, é hora de checar as prioridades.

Especialistas* em carros listam itens que mais desperdiçam combustível. Mantê-los em ordem e/ou mudanças de atitudes podem ajudar (e muito!) a economizar. Observe:

Pneus murchos: Gastam 17,8% a mais. Calibre os pneus ainda frios semanalmente ou quando for abastecer. O calibre correto está registrado na tampinha de abertura do tanque de gasolina, em alguma das portas, ou no manual.

Excesso de peso: Gasta 10,8% a mais. Existem pessoas que fazem do porta-malas uma “segunda casa”, colocando nele a cadeira de praia, roupas, garrafas, etc. Só carregue o necessário, pois quanto mais pesado o veículo, mais energia se gasta para acelerar.

Velas gastas: Gastam 7,5% a mais. Uma vela ruim proporciona uma queima ruim de combustível e gera menos potência, isto é, o carro anda menos e motorista precisa “pisar” mais para manter a velocidade. Fazendo as trocas periódicas, o problema será evitado.

Rodar no ponto morto: Gasta 5,2% a mais porque o sistema de injeção eletrônica “vai entender” que o carro está em marcha lenta, o que resulta num pedido de combustível maior. A melhor maneira de aproveitar o embalo em uma descida é deixar o carro engatado e não pressionar o acelerador. Fazendo isso, o fluxo de combustível para o motor é cortado.

Outras dicas como pesquisar os preços em diferentes postos (existem aplicativos para celular que fazem isso), manter a manutenção do veículo em dia, escolher melhor os trajetos a serem percorridos, etc. trarão uma maior economia.

Outro detalhe muito simples é que com a gasolina mais cara, por que não deixar o carro na garagem e andar a pé ou de bicicleta para fazer pequenos percursos? Abrir mão de certos hábitos não é fácil então se não for possível todos os dias, tente pelo menos em alguns dias da semana. O resultado certamente aparecerá no bolso e na saúde.

*Fonte: Antônio Alexandre Ferreira Correia, Gerência de Produtos e Serviços da Petrobras Distribuidora; Ennio Peres da Silva, Laboratório de Hidrogênio da Unicamp; Márcio D’Agosto, Engenharia de Transporte da Coppe/UFRJ; Paulo Roberto Garbossa, Centro de Estudos Automotivos (CEA); e Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat. Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido