Aqui vão algumas dicas para um destino inteligente deste dinheiro:
1) O caminho da riqueza: se existe um segredo para tornar-se ou permanecer rico, esta fórmula é gastar menos do que você ganha para não entrar em dívidas. Se você conseguir viver com menos do que ganha, você conseguirá economizar, investir e planejar-se. Mesmo ganhando na Mega, por exemplo, você pode se tornar pobre se gastar mais do que ganhou. E como controlar isso? Aí vem a segunda dica!
2) Tempo para planejar e fazer contas: a primeira coisa que é recomendável ao ganhar um dinheiro inesperado é fazer um planejamento. O montante parece enorme, mas pode ir pelo ralo rapidamente sem um tempo dedicado para planejar o que fazer com ele. é como se um time de futebol com os melhores jogadores do mundo entrasse em campo sem investir um tempo para desenvolver uma tática e treinar. Seria jogo perdido. Então a dica aqui é: planeje-se, faça contas, escolha prioridades no tempo e acompanhe os gastos no detalhe.
3) Fracione o dinheiro em três partes: um parte do seu dinheiro deve ser usada com seus gastos rotineiros, que englobam o padrão de vida que você decidirá ter. Este padrão não pode consumir todo o dinheiro, nem pode ser superior, para não acabar em dívidas. Uma recomendação é que seus gastos do dia a dia devem estar ao redor 70 por cento dos seus ganhos mensais. Aí vem a segunda parte da divisão do dinheiro. A doação! Além de ajudar o próximo, doar te ajudará a manter-se equilibrado em relação aos seus gastos e a ter autocontrole ao lidar com o dinheiro. A generosidade nos ajuda a avaliar nosso próprio padrão de vida. Você pode destinar, por exemplo, 10 por cento deste montante para ajudar pessoas ou causas. Já a terceira parte servirá para realização de sonhos, projetos, como reserva de emergência e aposentadoria. Ou seja, pelo menos 20 por cento deste dinheiro deve ser guardado e aplicado como planejamento do futuro.
Zere as dívidas: esta seria umaótima oportunidade de zerar dívidas para construir um futuro melhor. No entanto, também aqui não será o dinheiro que fará isso, e sim a sua decisão de agir diferente. Fazer um planejamento para pagar dívidas, negociá-las e evitá-las é uma escolha que exige coragem, comprometimento e determinação e que traz a maravilhosa recompensa da liberdade de tomar as rédeas da própria vida financeira.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]