O professor doutor em Economia da IBE-FGV, Paulo Ferreira Barbosa, dá dicas para quem quer viajar e aproveitar a virada do ano com orçamento enxuto.
Leve seu orçamento em conta – Nada de extrapolar as contas e se endividar. Há muitos destinos a considerar. “Procure locais menos badalados. Viajar é bom, mas manter as contas no azul é saudável. Lembre-se que o ano vai começar com o pagamento dos tradicionais impostos e o começo do calendário escolar”, alerta o economista.
Lembre-se de economizar durante o período – O bom da viagem é viajar. Não precisa gastar com bobagens, nem com acomodações caríssimas. Aproveite toda a estrutura do local escolhido e deixe para comer fora apenas nas refeições que não forem inclusas no serviço contratado. Outra dica importante é estabelecer um limite de gastos diários e não fugir dele.
Fuja do exagero – Se a ideia é viajar com economia, certas comodidades podem ser supérfluas. Não compre os serviços que não acrescentam nada na alegria do passeio como uma série de atividades que vão cansar ao invés de agregar. “Compre as diversões na medida certa, procure por cupons de desconto ou priorize as atrações gratuitas”, ensina Paulo Barbosa.
Fonte: Segs
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]