Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Economia de água: faz bem ao planeta e ao bolso!

Muito se tem falado a respeito da crise da falta de água, principalmente, no Estado de São Paulo. Porém, aprofundando um pouco mais o assunto, verifica-se que a grande maioria dos brasileiros consome mais do que devia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 110 litros de água por habitante/dia. Em uma recente publicação do jornal Folha de São Paulo, os números fornecidos pelosórgãos competentes* que demonstram os excessos: o Estado do Rio de Janeiro fica no topo da lista, consumindo 253 litros por pessoa (bem mais que o dobro!). O Maranhão segue logo atrás usando 231 litros. Já os catarinenses e paranaenses consomem, respectivamente, 157 e 144 litros. Bahia chega bem perto da recomendação com 111 litros e osúnicos que conseguem ficar abaixo são os pernambucanos (105) e alagoanos (100).

Antes de esperar que o governo apresente soluções, (e sim, ele deve fazer isso!) a conscientização do bom uso deve começar em casa. Somente se percebe o quanto a água é um bem finito quando ela é racionada ou acaba. O problema passa a ser coletivo, mas é preciso a ação individual de cada um para que a quantidade continue adequada para todos.

Dicas bem conhecidas se tornam extremamenteúteis nas atuais circunstâncias. Veja um exemplo publicado pelos nossos colaboradores nas redes sociais:

Manter a torneira fechada enquanto não a usa. (A explicação vem a seguir…).

Ao escovar os dentes com a torneira mais ou menos aberta, uma pessoa gasta em média 12 litros de água. A dica, todo mundo já sabe: abra a torneira somente no momento do enxague. E ao usar um copo para isso, você usará meio litro poupando 11,5 litros. Já pensou na economia se todos da casa tornarem disso um hábito?

é fácil verificar que uma simples atitude pode fazer com que um estado, como Rio Grande do Norte, fique abaixo do consumo recomendado pela OMS, pois atualmente consome 115 litros e outro, como Sergipe (123 litros) quase chegue lá.

Existem dicas excelentes esperando serem colocadas em prática para que a água seja economizada: banhos mais rápidos; ensaboar toda a louça para então enxaguá-la; usar balde em vez de mangueira para lavar a calçada e o carro; consertar vazamentos; colocar aeradores nas torneiras; acumular água da chuva para reutilizá-la na limpeza da casa… E sem esquecer que é na hora de pagar a conta que o resultado do esforço aparece: vai sobrar dinheiro para fazer outras coisas legais pelo planeta ou… por você mesmo!

*Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, Ministério das Cidades, Organização Mundial da Saúde e Sabesp.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido